João Paulo Graça, deputado na Assembleia da República, e Pedro Xavier, vereador da Câmara de Portimão, disputam liderança do Chega no Algarve

As eleições terão lugar no dia 05 de Maio, entre as 10.00 e as 19.00 horas, na sede do partido, em Faro. Paulo Rosário Dias, deputado na Assembleia Municipal de Lagos e responsável da concelhia local, é candidato à presidência do Conselho de Jurisdição Distrital do Chega, pela lista A, liderada por João Graça. Já o empresário Túlio Costa, da concelhia de Tavira, concorre àquele órgão, como apoiante de Pedro Xavier, da lista B.

José Manuel Oliveira

Pedro Castelo Xavier, de 50 anos, empresário e vereador do Chega na Câmara Municipal de Portimão, cidade onde nasceu e reside, é candidato, pela lista B, à presidência da Comissão Política Distrital de Faro do partido, cujas eleições terão lugar no próximo dia 05 de Maio, entre as 10.00 e as 19.00 horas, na sede situada numa zona da baixa da capital algarvia.

Enfrenta, para já, João Paulo Graça, de 50 anos e novo deputado na Assembleia da República, que se recandidata, pela lista A, à liderança do Chega nesta região. Este é presidente da Comissão Política Distrital de Faro do partido desde 2019.

Sandra Ribeiro, nova deputada na Assembleia da República, e Sandra Castro, deputada na Assembleia Municipal de Loulé, recandidatam-se como vice-presidentes à Distrital na lista de João Graça

Por sua vez, o empresário de restauração Túlio Costa, licenciado em Direito e militante da concelhia de Tavira, concorre à presidência do Conselho de Jurisdição, como apoiante da lista de Pedro Xavier, nestas eleições para a Distrital de Faro.

Na lista A, João Paulo Graça conta, de novo, como candidatas para vice-presidentes da Comissão Política Distrital, com Sandra Ribeiro, recém-eleita deputada para a Assembleia da República, e Sandra Castro, deputada na Assembleia Municipal de Loulé. Por seu turno, Paulo Rosário Dias, deputado na Assembleia Municipal de Lagos e presidente da concelhia local do Chega, encabeça a lista para o Conselho de Jurisdição da Distrital, enquanto João Poucochinho, militante de Monchique, surge como vice-presidente, e José Guerreiro, militante de Portimão, no lugar de vogal da lista de João Graça.

O lema de Pedro Xavier é “agregar e organizar”, com o objectivo de “trazer o conhecimento de militantes para experiência autárquica”

“Agregar e organizar”. É este o lema do projeto político de Pedro Xavier, que, após a vitória do Chega no Círculo Eleitoral de Faro, onde o partido conseguiu eleger três deputados (Pedro Pinto, João Graça e Sandra Ribeiro), a par da coligação Aliança Democrática (PSD, CDS/PP e PPM) e do Partido Socialista, para a Assembleia da República, nas recentes eleições legislativas antecipadas, a 10 de Março, aposta, agora, num “virar de página, num novo ciclo político”, nas próximas autárquicas, a realizar em Setembro ou Outubro de 2025.

“A minha lista, a nossa lista vai, acima de tudo, trazer, a todos vós, aquilo que é a sapiência, o conhecimento de militantes para experiência autárquica. Queremos, acima de tudo, preparar com este projecto político as próximas eleições autárquicas de 2025”, disse Pedro Xavier, numa declaração registada em vídeo, em vários ângulos na zona ribeirinha de Portimão, perto de embarcações de pesca e de recreio, no dia 13 de Abril, durante dois minutos, com música à mistura.

No concelho de Portimão, foi alcançado “o melhor resultado autárquico em 2021”

Após destacar que o Chega alcançou naquele concelho do barlavento algarvio “o melhor resultado autárquico em 2021”, quando ele foi eleito vereador do executivo camarário, de maioria socialista, Pedro Xavier deixou uma promessa ao próprio partido: “quero transmitir o meu conhecimento a todos os militantes para que, dessa forma, os projectos concelhios sejam um sucesso na região e em termos de poder local.”

“Nada é contra João Graça”, actual presidente da Distrital

Posteriormente, em declarações ao ‘Litoralgarve’, Pedro Xavier, licenciado em Economia e Arquitetura, e depois de anunciar a intenção de formalizar a sua candidatura à liderança da Comissão Política Distrital de Faro do Chega, no início desta semana, garantiu que “nada é contra João Graça”, atual presidente daquele órgão do partido no Algarve. “É um projeto diferente, de experiência autárquica que, acima de tudo, representa ser fundamental e a que nos propusemos para dar o nosso melhor nas Assembleias Municipais, Juntas de Freguesias e Câmaras Municipais”, frisou Pedro Xavier. Refira-se que, nas últimas eleições autárquicas, em 2021, o Chega conseguiu eleger vereadores nos executivos camarários de Portimão e Loulé, e representantes em várias Assembleias Municipais e Juntas de Freguesia nesta região do sul do país.

Doze militantes do Chega em sessão de esclarecimento num café em Lagos

Segundo apurou o nosso Jornal, Pedro Xavier já iniciou a campanha eleitoral no terreno, junto dos militantes do Chega. Há pouco mais de duas semanas, participou num encontro que teve lugar, a partir das 21.30 horas, num café em Lagos, situado junto ao edifício do Hospital Terras do Infante e onde estiveram presentes 12 elementos do partido. “Muitos militantes do Chega não puderam comparecer devido à hora em que a reunião se realizou, mas apoiam Pedro Xavier”, contou, ao ‘Litoralgarve’, um dos participantes nesse encontro.

Recorde-se que o Chega venceu com 30,53 por cento (9.705 votos), seguido do PS (23,04 % – 7.326 votos) e da Aliança Democrática (21,49 % – 6.832 votos), nas últimas eleições legislativas antecipadas, no concelho de Portimão, onde, como referimos, Pedro Xavier é vereador do executivo camarário.

(Em actualização) 

Mais Artigos