XXV Teatro Ideias do Levante

A associação cultural Ideias do Levante, irá produzir a peça “Dom Quixote”, encenada pelo professor Mário Rui Filipe, sendo esta vigésima quinta produção do Teatro Ideias do Levante, que subirá ao palco, no dia 6 de Maio de 2023, no Centro Cultural Convento de S. José (CCCSJ), na cidade de Lagoa (Algarve). O elenco desta peça é formado pelo grupo de formação teatral da Ideias do Levante 2022/20233, que integra os seguintes actores: Pedro Rodrigues, David Simões, Catarina Pires, Francisco Leal, Ana Filipa de Carvalho e Melissa Cardoso.

Dom Quixote é a nossa versão teatral das aventuras do louco Dom Quixote e do seu fiel companheiro Sancho Pança. À procura de fama, ilhas, ouro, o que conseguem é apenas um monte de sarilhos e lutas perdidas. Este é um espectáculo para todas as idades (a partir dos 6 anos de idade), sendo esta personagem um clássico universal das histórias dos cavaleiros andantes.

#biografias

Mário Rui Filipe nasceu no Barreiro e desde 1995 que se inicia no teatro. Faz formação teatral com o Teatro Os Sátyros em Lisboa. Em 1998 é co-fundador do Teatro Fragmento, onde estreia “As Bodas de Sangue”, de Lorca. De 2000 a 2004 trabalha com o Teatro Arte Viva, do Barreiro, onde faz inúmeros espectáculos. Desde 2003 que se inicia no Teatro Profissional com o Teatro dos Objectos e nesse mesmo ano colabora com o Teatro O Bando no espectáculo “Pino do Verão”. Em 2004 ingressa no Teatro ao Largo, de Vila Nova de Milfontes, companhia profissional que faz espectáculos em todo o país. Nesse mesmo ano ingressa na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo onde estuda Teatro – Interpretação. Trabalha com encenadores como João Mota; João Brites; João Cardoso; Rogério de Carvalho; Inês Vicente; Rui Quintas, Lee Beagley, entre outros. Desde 2006 que é Professor de Teatro, Expressão Dramática, Animação Sociocultural, Técnicas de Expressão e Comunicação no ensino Básico, Secundário e Profissional. É encenador desde 2002, quando encena para o teatro da Escola Augusto Cabrita, Barreiro. Em 2006 encena “Crime Cum Laude”, com textos de Woody Allen, no âmbito da Licenciatura da ESMAE e é convidado pelo FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica do Porto a apresentar o espectáculo, sendo o escolhido de entre todos os grupos universitários. Em 2009 encena “A Lição do Mestre”, de Ionesco, para o Teatro Arte Viva. Desde 2012 que encena espetáculos para o Curso Profissional de Artes do Espectáculo da Escola da Bemposta, onde é seu director desde esse ano e professor das disciplinas de Interpretação, Dramaturgia e Formação em Contexto de Trabalho. Fez formação em Encenação com Jorge Silva Melo; formação em Máscara Neutra e Commedia dell’Arte com Nuno Pinto Custódio e Filipe Crawford; Dança Contemporânea com Vera Mantero; Voz com Prof. Manuel Pedro (Cantor Lírico). Participa regularmente como actor em espectáculos e performances em residências artísticas como “Mulheres Após a Queda”, no âmbito do Festival Escrita na Paisagem – Évora, uma curta-metragem sobre a violência doméstica; Formação e Animação empresarial para o grupo PSA. É formador de teatro desde 2002. Possui CAP – Certificado de Aptidão Profissional desde 2001.

#espaço

O Convento de São José é um edifício sóbrio da primeira metade do século XVIII. Foi construído com o propósito de servir o recolhimento de mulheres e o acolhimento de crianças, tendo funcionado durante cerca de um século sob orientação de uma ordem religiosa de freiras mendicantes. É dessa época a roda dos expostos, que ainda pode ser vista à entrada. Após a extinção das ordens religiosas (1834), o edifício foi adaptado a colégio de educação de meninas e orientado por um grupo de religiosas dominicanas, funcionando até à instauração da República. Em finais da década de 80 do século XX a autarquia levou a cabo a recuperação e adaptação do edificado para, a partir de 1993, passar a ser um dos pólos da atividade cultural de Lagoa. Os seus elementos mais emblemáticos são, além da roda, a torre mirante, de janelas de rótula, a capela, cujo altar ostenta uma imagem de S. José, o claustro, em cujo centro figura uma cisterna de planta octogonal. Nota para o menir do jardim, proveniente de um sítio arqueológico da zona de Porches, datado de entre 5000 a 4000 anos antes da nossa era.
in www.cm-lagoa.pt
localização: https://goo.gl/maps/k8dhfRCmYfCycryf8

#entradas

O espectáculo decorre a um sábado, às 16:00, sendo este de entrada gratuita e limitado à lotação do espaço.

As reservas deverão ser efectuadas, via https://www.ideiasdolevante.info/reservas

Para mais informações sobre o processo de reservas e entradas é favor de contactar o número da secretaria da Ideias do Levante, via 282 380 053, de Segunda a Sexta (excepto dias feriado pois encerra), das 09:30 às 12:30 e das 14:30 às 17:30. Em alternativa, a associação dispõe de uma secção “Helpdesk” onde poderá obter mais informações sobre a associação e as suas actividades, via https://www.ideiasdolevante.info/helpdesk