Visita da embaixadora alemã à DUAL Portimão é o mote para o Dia Aberto 2023

A DUAL Portimão, serviço da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã, recebeu a Embaixadora da República Federal da Alemanha, Doutora Julia Monar, e o Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha em Lagos, Doutor Alexander Rathenau.


A Senhora Embaixadora teve oportunidade de visitar as instalações da DUAL e conhecer as diversas atividades desenvolvidas no âmbito da Qualificação Inicial (Jovens) e da Qualificação Contínua (Adultos e Empresas).


As coordenadoras da DUAL, Joana Bastos e Anabela Rodrigues, acompanharam a visita e mediaram a interação com formandos de diferentes turmas. As perspetivas apresentadas mostraram a importância da formação DUAL e a ligação que é mantida com as empresas. O foco é a formação de qualidade, com ênfase na prática e, acima de tudo, nas empresas que definem as necessidades do mercado de trabalho.


A visita culminou com um almoço pedagógico confecionado pela turma do 3.º ano de Cozinha/ Pastelaria (TCP2009), sob a supervisão da formadora Marlene Santos e servido pela turma do 3.º ano de Restaurante/ Bar (TRB2008), com o formador João Conceição. Um almoço inspirado na dieta mediterrânea, com sabores muito algarvios, mas também com uma boa dose de criatividade.


A partilha de experiências por parte de formandos e formadores acompanhou toda a hora de almoço, destacando a cada momento todas as aprendizagens associadas à formação na DUAL, desde as atividades mais teórico-práticas desenvolvidas na DUAL às visitas pedagógicas, mas também a Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT/ Estágios), que representa grande parte da bagagem dos nossos formandos. Os formadores João Pereira (Responsável Pedagógico e Responsável pela FPCT) e a formadora Teresa Pereira (Responsável Pedagógica, Formadora e Tutora) deram os seus contributos falando das suas experiências, há mais de 10 anos, na DUAL Portimão.

No seguimento das atividades dinamizadas ao longo do ano, a DUAL irá dinamizar um Dia Aberto no próximo dia 3 de março de 2023.

O dia inicia às 9h e termina pelas 17h30. A DUAL estará disponível para receber todos os que queiram conhecer as instalações e a oferta formativa para jovens e adultos.

Como vem sendo habitual, quem participar no Dia Aberto será recebido pela Equipa Pedagógica, podendo fazer visitas guiadas ao Centro, com a oportunidade de conhecer as diferentes atividades organizadas por formandos e formadores.

A qualificação inicial destina-se a jovens entre os 15 e os 29 anos, com o 9.º ano concluído. Uma vez que a formação é financiada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, a frequência dos Cursos de Aprendizagem permite que todos os formandos recebam apoios sociais: subsídio de refeição, subsídio de transporte, bolsa de formação mensal e bolsa para material escolar.

A formação tem uma componente muito prática, já que os formandos são colocados em estágio, em empresas, a partir do 1.º ano. Além disso, as sessões práticas e as visitas pedagógicas são uma mais-valia e, no fim do curso, a empregabilidade está acima dos 90%.

A DUAL prevê iniciar em 2023 a seguinte oferta formativa: Técnico/o Comercial, Técnico/a de Apoio à Gestão, Rececionista de Hotel, Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e Técnico/a Restaurante/Bar.

A DUAL dispõe igualmente de um departamento de qualificação contínua, onde é desenvolvida formação destinada a profissionais e empresas. A oferta de formação abrange diversas áreas, como a hotelaria, línguas, informática, comportamental e recursos humanos, entre outras. As soluções de formação podem também ser desenhadas à medida das necessidades das empresas. O evento é de acesso livre às Escolas, Empresas e Público geral. Poderão inscrever-se através dos e-mails: jbastos@dual.pt