Vila do Bispo testa Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

No âmbito do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC), a Câmara Municipal de Vila do Bispo promove, no próximo domingo, 12 de fevereiro, no Beliche, em Sagres, um exercício de resgate em falésia à escala real (LIVEX), que contará com a participação de vários agentes de Proteção Civil, entidades de apoio e respetivos meios.

Este exercício, realizado nas falésias de Sagres, visa testar a eficácia do PMEPC e, simultaneamente, avaliar o desempenho das entidades envolvidas (Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila do Bispo, corpos de bombeiros de vários municípios do Algarve, Autoridade Marítima, Guarda Nacional Republicana, Agência Portuguesa do Ambiente, Autoridade Nacional de Proteção Civil e Escola Portuguesa de Salvamentos) bem como os meios e equipamentos utilizados.

Os testes aos planos de emergência, que podem ser efetuados através de exercícios e simulacros, permitem identificar aspetos a melhorar na atuação e coordenação das diversas entidades, identificar novos riscos e criar rotinas que permitam uma intervenção mais eficiente das equipas envolvidas. A prática de exercícios permite a sedimentação de conhecimentos e automatismos que vão melhorar a resposta em situações de acidente grave ou catástrofe.

Esta iniciativa insere-se no evento Exercício de Resgate em Falésia – FALEX_SAGRES’22 que engloba também um colóquio, ações de treino e workshops a decorrer no dia anterior, 11 de fevereiro.