Viagens cerâmicas de um oleiro português no oriente são tema de palestra no Loulé criativo

No próximo dia 15 de novembro, pelas 15h00, o Palácio Gama Lobo, em Loulé, acolhe a palestra “Grés, Terracota e Porcelana: Japão, China e Índia – Viagens Cerâmicas de um Oleiro Português no Oriente”, apresentada por Ricardo Lopes.

Licenciado em Biologia Marinha e Pescas, Ricardo Lopes dedica-se à cerâmica desde 1998, cruzando técnicas tradicionais com a criação contemporânea. O seu percurso inclui experiências e formações em países como Polónia, França, Cabo Verde, Japão, China e Índia, e um profundo contacto com mestres ceramistas de várias culturas.

Nesta palestra, o autor partilhará as aprendizagens resultantes das residências artísticas realizadas no Japão, China e Índia, três referências universais nas artes cerâmicas. O público é convidado a conhecer as pastas, os processos de conformação, a cozedura e rituais culturais que caracterizam cada tradição e a forma como estas influenciam o olhar e o trabalho do artista português.

A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala.

Esta iniciativa integra a programação de outubro/novembro do Loulé Criativo, período em que Ricardo Lopes é o artista convidado da Loja Loulé Criativo, localizada no Palácio Gama Lobo.

Recorde-se que Ricardo Lopes é formador habitual do Loulé Criativo, onde ministra vários cursos de Roda de Oleiro, destinados a diferentes níveis de dificuldade — uma oportunidade para aprender, experimentar e descobrir o fascinante universo da cerâmica.