Tribunal de Portimão decreta prisão preventiva para ladrão de estabelecimentos comerciais na localidade de Ferreiras, no concelho de Albufeira, onde foi detido por militares da GNR

Na mesma operação, também acabou por ser detida uma mulher em flagrante delito. Mas só o homem está na cadeia.

José Manuel Oliveira

Um homem, de 44 anos, e uma mulher, de 31, foram detidos, no dia 29 de Outubro (uma terça-feira), por militares do Núcleo de Investigação Criminal de Albufeira da Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a furto qualificado cometido na localidade de Ferreiras.

Após terem sido presentes no Tribunal Judicial de Portimão, para primeiro interrogatório a cargo de um juiz de instrução criminal, o homem encontra-se, agora, em prisão preventiva, como medida de coacção máxima, enquanto aguarda o julgamento, de acordo com a GNR.

“Os bens furtados foram recuperados e devolvidos ao legítimo proprietário”, revela o Comando Territorial de Faro da GNR, sem detalhar o tipo de material

“Na sequência de vários furtos ocorridos em estabelecimentos comerciais na mesma localidade [Ferreiras, no concelho de Albufeira – n.d.r.], os militares da Guarda realizaram diligências policiais que culminaram na detenção em flagrante dos suspeitos. No decurso da operação, os bens furtados foram recuperados e devolvidos ao legítimo proprietário”, revela, em comunicado, divulgado ao final da tarde de segunda-feira, dia 04 de Novembro de 2024, o Comando Territorial de Faro da GNR, sem especificar qual o tipo de material furtado e agora recuperado por militares daquela força de segurança.

Também apreendidos um macaco hidráulico e um pé-de-cabra utilizados na prática dos crimes

Por outro lado, “foram, ainda, apreendidos um macaco hidráulico e um pé de cabra, ferramentas utilizadas na prática dos crimes”, indica a Guarda Nacional Republicana.

Recorde-se que o macaco hidráulico é uma ferramenta de elevação, a qual permite levantar mais facilmente um lado de uma viatura. Neste caso, em particular, terá sido utilizado pelos assaltantes no arrombamento a estabelecimentos comerciais.

Já o pé-de-cabra é tipo alavanca de metal. Possui uma das extremidades semelhante a uma pé de cabra, podendo ser usado para arrancar pregos e abrir caixas de madeira. Em caso de assaltos, os autores dos crimes servem-se do pé-de-cabra para arrombar determinados alvos.