Tavira comemora Dia Mundial da Criança com a comunidade escolar

Para assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), o Município de Tavira vai realizar, no dia 31 de maio, no Parque de Feiras e Exposições, uma festa destinada à comunidade escolar, envolvendo todos os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico (público e privado), prevendo-se a participação de cerca de 1500 crianças.

Este evento contará com diversas atividades de animação infantil, insufláveis, música, jogos tradicionais e outras surpresas que irão alegrar os presentes, privilegiando a socialização e o entretenimento das nossas crianças.

No dia em que se celebram os direitos das crianças importa, também, refletir sobre os desafios que as crianças enfrentam no mundo atual e promover a proteção dos seus direitos fundamentais.

O Dia Mundial da Criança foi celebrado, pela primeira vez, em 1950. Contudo, só nove anos depois é que os seus direitos foram formalizados pelas Nações Unidas, com a proclamação da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA, de 20 de Novembro de 1959.

A Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia-Geral da ONU, em 20 de novembro de 1989, foi ratificada por 196 países, sendo hoje o instrumento de direitos humanos mais aceite na história universal.