Sporting campeão provoca filas de trânsito na Praia da Rocha, em Portimão, com mais de meia centena de viaturas em festa, foguetes e muita cerveja

“Parece que está tudo louco!” – comentou, com ironia, ao ‘Litoralgarve’, um simpatizante do Benfica. Muitos bares acabaram por ficar repletos de clientes.

José Manuel Oliveira

Tal como na Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, e em muitas localidades do país, também na zona da Praia da Rocha, em Portimão, a festa da conquista da Liga de Futebol pelo Sporting Clube de Portugal estendeu-se pela noite de domingo e madrugada desta segunda-feira, 06 de Maio. Muitos bares na Avenida Tomás Cabreira ficaram repletos de clientes a comemorar o título da equipa de Rúben Amorim, que beneficiou da derrota do Benfica (2-0), em Famalicão, a duas jornadas do final do campeonato da época 2023/24.

Bandeiras, cachecóis e cânticos “Campeões, nós somos campeões!”

“O Sporting é campeão!”, “Viva o Sporting!”, “Campeões, nós somos campeões!”. Foram estes alguns dos cânticos de muitas pessoas, desfraldando bandeiras e exibindo cachecóis do clube, a pé e em mais de meia centena de viaturas, entre a zona junto ao miradouro da Praia da Rocha e a Avenida Tomás Cabreira, onde se situam muitos bares, restaurantes e ‘snacks-bares’. Também não faltaram foguetes.

“O título alcançado neste domingo, à custa da derrota do Benfica, até acaba por ser benéfico para a economia, pois as noites na Praia da Rocha têm estado fracas para os bares, devido ao baixo poder de compra da maioria das pessoas, e assim houve movimento”, reconheceu, ao ‘Litoralgarve’, Luís Varela, do Sindicato dos Músicos

“Isto parece que está tudo louco!”- comentou, com alguma ironia à mistura, em contacto através de telemóvel, ao ‘Litoralgarve’, Luís Varela, dirigente do Sindicato dos Músicos, adepto do Portimonense e “simpatizante do Benfica”, como fez questão de referir, numa altura em que em muitos bares a cerveja tomou conta da festa.

“O Benfica já conseguiu ganhar 37 campeonatos e para o Sporting este é o vigésimo. Vejam bem a diferença… E o que domina, agora, os noticiários é só o Sporting, quando há tanta informação que interessa ao público. Mas o título alcançado neste domingo, à custa da derrota do Benfica, até acaba por ser benéfico para a economia, pois as noites na Praia da Rocha têm estado fracas para os bares, devido ao baixo poder de compra da maioria das pessoas, e assim houve movimento. Isto, apesar de muitas pessoas, em Portimão, só pensarem na compra de ‘raspadinhas’ e de ‘placards’, jogos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Depois, queixam-se de que não têm dinheiro…”, observou Luís Varela. Nessa altura, também muitos cidadãos estrangeiros associaram-se aos festejos do Sporting.

Notória a presença de agentes da PSP de Portimão

Para já, não existem informações sobre problemas na zona da Praia da Rocha, em consequência da noite de euforia por parte de adeptos leoninos. De resto, quando a festa saiu à rua, com filas de viaturas, também foi notória a presença de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), que permaneceram durante a madrugada em várias rondas naquela zona de Portimão.

Vidros de garrafas de cerveja espalhados pelo chão, perto do Tribunal de Lagos, após a comemoração do título leonino

Em Lagos, na Avenida dos Descobrimentos, não faltaram, igualmente, festejos de adeptos do Sporting Clube de Portugal. E pouco depois das 01h30m. da madrugada de segunda-feira ainda se viam vidros de garrafas de cerveja espalhados num espaço situado perto da fachada do edifício do tribunal desta cidade. A poucos metros de distância, também no chão, um saco branco guardava seis garrafas de cerveja, pronto a ser levado pelos serviços de limpeza.

(Em actualização)

Mais Artigos