Sobre a intenção de instalar em Loulé uma unidade de triagem de resíduos

A CDU teve conhecimento do projeto de um centro de tratamento de resíduos a localizar junto à EN270, São Sebastião, que está a gerar descontentamento das populações das freguesias de S.Sebastião e Boliqueime.

É um assunto complexo , que envolve não só o licenciamento urbanístico como o pronunciamento das entidades que tutelam os resíduos A CDU considera que o descontentamento demonstrado pelas populações merece esclarecimento por parte das entidades competentes.

Ora, sendo a câmara um órgão do poder político próximo das populações entendemos que esta não se pode demitir das suas responsabilidades.

A CDU considera que a localização destas atividades económicas devem ser previstas no âmbito do PDM, e a zona para onde foi apresentada a proposta no edifício industrial das pedreiras do Manuel Joaquim Pinto – Barra Brita, consta em termos do PDM como sendo para exploração de areias e materiais correlativos com essa atividade.

Face ao que se conhece, a CDU rejeita a utilização daquele espaço, ou de qualquer outro no concelho, para o tratamento de resíduos. A CDU relembra que o concelho de Loulé já comporta vários aterros sanitários como acontece na Cortelha e já aconteceu em Almancil, junto ao Estádio do Algarve.

A CDU aguarda mais esclarecimentos sobre o assunto e desde já propõe que o executivo camarário inquira junto das outras entidades licenciadoras para averiguar se não há mais licenças solicitadas.

A população do concelho de Loulé pode contar com a CDU nesta luta.

Mais Artigos