Sistema público de videovigilância instalado em Portimão ajuda agentes da PSP a apanhar suspeitos de tráfico de droga em espetáculo musical junto à Praia da Rocha

Foram apreendidas cerca de 250 doses de anfetaminas, cocaína, liamba e haxixe, além de quatro engenhos pirotécnicos, uma faca e 1.355 euros, que as autoridades policiais suspeitam serem provenientes do tráfico de estupefacientes no passado fim-de-semana, naquela zona de Portimão.

José Manuel Oliveira

Onze indivíduos foram identificados por agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portimão, devido a suspeitas de tráfico de droga, tendo dois deles sido detidos em flagrante delito, durante o passado fim-de-semana na zona da Praia da Rocha. A situação, que contou com o apoio do sistema público de câmaras de videovigilância instalado em Portimão, ocorreu, na sequência do festival de música «DnB Allstarts, junto à marina.

De acordo com informações recolhidas pelo «Litoralgarve», alguns desses cidadãos envolvidos no tráfico de estupefacientes serão estrangeiros.

“Embora possam trazer benefício para a economia local devido ao consumo, nomeadamente em bares, os concertos, que normalmente se prolongam por três ou quatro dias, arrastam, muitas vezes, tráfico de droga”, disse, ao «Litoralgarve», um popular em Portimão.

Condução ilegal e condução em estado de embriaguez detectadas na sequência de operações policiais em várias cidades do Algarve

Em comunicado, emitido durante a tarde de segunda-feira, dia 06 de Maio de 2024, o Comando Distrital de Faro da PSP informou que, no passado fim-de-semana, procedeu a um total de nove detenções, pelos crimes de violência doméstica, tráfico de estupefaciente, condução sem habilitação legal e condução em estado de embriaguez, nas cidades de Faro, Olhão, Vila Real de Santo António, Portimão e Lagos.

Dois detidos e cinco arguidos, junto à Praia da Rocha, por suspeita de tráfico de estupefacientes

“Duas destas detenções ocorreram nas imediações da Praia da Rocha, em Portimão, na sequência do reforço de policiamento por ocasião do festival musical “DnB Allstarts”. Com auxílio e monitorização do sistema CCTV público da cidade, foi possível identificar 11 cidadãos suspeitos de se dedicarem ao tráfico de estupefacientes, dos quais 5 foram constituídos arguidos e 2 foram detidos em flagrante delito, tendo sido constituído arguido, ainda, 1 cidadão pelo crime de detenção de arma proibida. Foram apreendidas cerca de 250 doses de anfetaminas, cocaína, liamba e haxixe, 4 engenhos pirotécnicos, 1 faca e 1355 euros que se suspeitam provenientes do tráfico de estupefacientes”, explica a PSP.

Homem detido em flagrante delito por violência doméstica em Faro e posse de três armas de fogo

Por outro lado, na cidade de Faro, foi detido um homem, em flagrante delito, pela prática do crime de violência doméstica. “Na sequência de uma chamada para a PSP, que dava conta de um crime de violência doméstica em curso, foram rapidamente mobilizados meios policiais que, à chegada ao local, presenciaram o suspeito a agredir a vítima, pelo que o detiveram prontamente”, refere o comunicado. Na altura, “foram apreendidos diversos meios de prova e, ainda, 3 armas de fogo, pertencentes ao suspeito”, acrescenta a PSP. Para já, não foi possível apurar quais as medidas de coacção a que se encontra sujeito este indivíduo, enquanto aguarda julgamento.

Também durante o passado fim-de-semana, “foram detidos, nas cidades de Vila Real de Santo António, Faro, Olhão, Portimão, seis outros cidadãos por crimes rodoviários”, conclui o comunicado da polícia.