Sismo de magnitude 3.4 na escala de Ritcher e a seis quilómetros de profundidade abala serra de Monchique na noite de domingo

Não há indicações de vítimas, nem de danos materiais.

José Manuel Oliveira

A terra não pára de tremer no Algarve. Desta vez, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou, na noite de domingo, 05 de Novembro de 2023, pelas 21h.18m.46s., um sismo de magnitude 3.4 (na escala de ‘Ritcher) a Nordeste e a seis quilómetros de profundidade na serra de Monchique. Os dados apurados indicam, ainda, 37.356 N de latitude e 8.462 W de longitude.

Além deste concelho do interior do barlavento algarvio, o abalo, que não provocou vítimas, nem danos materiais, acabou por ser sentido, também, nos municípios de Lagoa e Albufeira, bem como nos de Portimão, Silves e Beja, já no Baixo Alentejo.

Mais um abalo sísmico no Cabo de São Vicente, em Sagres

Cerca de dez horas antes, mais concretamente às 11h.43m.31s., foi registado um sismo de magnitude 1.9 a sudoeste do Cabo de São Vicente, em Sagres, no concelho de Vila do Bispo, e a 31 quilómetros de profundidade. Os registos apontam 9.772 W de longitude e 36.455 N de latitude. Este foi mais um abalo sísmico anotado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, nos últimos tempos, naquela zona da costa vicentina.

Mais Artigos