Silves recebeu a visita da “Delegação marroquina do M’Goun Geoparque Mundial da Unesco” ao aspirante geoparque Algarvienses

Entre os dias 25 e 28 de junho o território do aspirante Geoparque Algarvensis recebeu a visita da delegação marroquina do M’Goun Geoparque Mundial Da Unesco com vista à troca de experiências e partilha de projetos.

Com a visita, que ocorreu no concelho de Silves no dia 28 de junho, foi reforçada a parceria com o Geoparque M’Goun, designadamente por via da identificação de elementos geológicos, culturais e patrimoniais comuns e da sua riqueza de bio e geodiversidade.

Em território municipal, a delegação visitou o museu do traje, em São Bartolomeu de Messines, passando depois pelos Paços do Concelho, em Silves, onde ficaram a conhecer o Museu Municipal de Arqueologia e o Castelo de Silves, terminando com a participação no descerrar da placa de “parceiro Geoparque Algarvensis” na mercearia “Doçaria do Sul”. Seguiu-se a visita a Armação de Pêra, com destaque para a Pedra do Valado, Praia Grande e Lagoa dos Salgados.

Parcerias desta natureza constituem um cenário de aprendizagem comum e garantem mais robustez, qualidade e fundamento à candidatura do aspirante Geoparque Algarvensis.

O “aspirante Geoparque Algarvensis” é uma área territorial com limites bem definidos, que possui um património geológico de grande relevo a nível nacional e internacional e alia uma estratégia de geoconservação, um conjunto de políticas de educação e sensibilização ambiental, à promoção de um desenvolvimento socioeconómico sustentável baseado em atividades de geoturismo, envolvendo as comunidades locais, contribuindo para a valorização e promoção dos produtos locais.