Este reconhecimento foi proposto pelos membros da equipa técnica intermunicipal e aprovado pela Assembleia do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial. Será entregue por ocasião dos eventos comemorativos do Dia da Europa.
A ligação regular de barco entre as duas margens do rio remonta à primeira metade do século passado, sendo durante décadas a única ligação entre Portugal e Espanha na zona sul da fronteira. Atualmente o serviço está interrompido devido ao último encerramento da fronteira, embora as empresas esperem retomar a fazer a travessia novamente nas próximas semanas.
A Eurocidade do Guadiana quer reconhecer o esforço cooperativo que os actuais empresários estão a fazer e daqueles que o fizeram anteriormente para ultrapassar todos os obstáculos e dificuldades jurídicas, linguísticas, cambiais e avanços como a chegada da ponte e o facto de ainda continuarem a ser uma referência para a conexão entre os dois países.
O transporte fluvial, com uma travessia internacional curta e acessível, também se tornou um dos principais atrativos turísticos da região, facilitando a deslocação de visitantes e promovendo o intercâmbio e o fluxo de turistas entre as populações fronteiriças.
De referir que, entre as propostas existentes, a do serviço de ferry foi aprovada por unanimidade pela equipa técnica e contou também com a aprovação de todos os representantes que compareceram à Assembleia do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade do Guadiana. Pretende-se que este prémio tenha continuidade e que venha a ser atribuido todos os anos, coincidindo com as comemorações do Dia da Europa.