Seleção de CUBA vence a V edição da Algarve Lagoa Box Cup 2023

Lagoa foi palco, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, da única e maior prova de boxe realizada no país dedicada exclusivamente a boxeadores elite, a Algarve Lagoa Box Cup. O Torneio contou com 98 boxeadores, oriundos de 15 países, nos quais se incluem as seleções nacionais da Itália, Cabo Verde, Cuba, Nigéria e Noruega. 

O grande vencedor do Torneio foi o Clube CUBABOXING, com uma comitiva de 12 boxeadores oriundos de CUBA, que integram a seleção deste país, e que conquistou 5 ouros e 3 bronzes, logo seguida pela Seleção de Itália, que alcançou 3 Ouros e 1 prata. Finalmente, o 3º lugar por equipas foi alcançado pelo clube inglês Leigh Boxing Club, que conquistou dois ouros. Foram ainda nomeados para melhores boxeadores feminino e masculino do Torneio, Sirine CHARAABI e Frederico SERRA, ambos da seleção italiana. De realçar que a seleção Italiana ainda se fez representar por Giordana Serrano, de Itália, 3ª no Ranking Mundial, Ouro nos Campeonatos Europeus de U22 e estará presente nos JO 2024 em Paris. Por outro lado, a Seleção de Cabo Verde, fez-se representar por Nancy Moreira, 2ª no Ranking Mundial e 1ª no Continente africano. Nancy faz igualmente parte da lista das 100 personalidades negras mais influentes da Lusofonia. 

A Algarve Lagoa Box Cup foi um incrível sucesso, reconhecido pelas dezenas de felicitações, salientando a extraordinária receção por parte da cidade anfitriã, a qualidade da organização, a integridade da equipa de árbitros e o alto nível dos atletas presentes. 

O Comité Organizador, constituído por Sandra Silva e Andrea Antunes, refere que “a Algarve Box Cup é uma marca de excelência e transformar um Pavilhão Municipal num palco equiparável às melhores Arenas mundiais é um ato de realização insuperável. Queríamos que estes boxeadores sentissem orgulho de pisar o palco da ABC Lagoa e isso foi claramente concretizado, já que todas as equipas garantiram a sua presença em futuras edições do Torneio! Quem visitou o Pavilhão Municipal teve dificuldade em conter a admiração e deslumbramento pelo cenário e pela qualidade geral do evento! Óbvio que só foi possível através de uma cooperação fantástica com o Município de Lagoa e seus colaboradores, assim como, através do empenho extraordinário de todos os elementos da Organização, que superaram notavelmente os momentos mais difíceis e transformaram todos os momentos-chave em memórias inesquecíveis para os atletas e suas equipas. Ficamos muito satisfeitos com a adesão ao streaming do evento, que contou com mais de 5.000 visualizadores, número este que foi uma constante nos dias subsequentes, o que é realmente extraordinário.” 

Por sua vez, Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa refere que “faz parte da estratégia de desenvolvimento desportivo municipal acolher grandes eventos, promovendo o turismo desportivo no concelho, e o Lagoa Box Cup é um grande evento. Foi sem dúvida um Torneio que contribuiu para a economia local e deu o conhecer o concelho de Lagoa além-fronteiras”