SEJA VOLUNTÁRIO – Reflorestar área ardida em Castro Marim

Numa iniciativa do Município de Castro Marim articulada com as juntas de freguesia, Zoomarine, Algar, ARCDAA (Associação recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora) e Cooperativa GuadiMonte, procuram-se voluntários para reflorestar parte da área ardida o ano passado, no incêndio da Pernadeira.

A ação, que terá lugar no dia 3 de dezembro, vai colocar no terreno cerca de 5.000 árvores doadas pelo projeto “Together We Protect”, do Zoomarine, com a missão de promover o conhecimento, a preservação e a educação ambiental e onde se inserem medidas como o apoio à reflorestação da região algarvia. Tendo em conta as circunstâncias desta reflorestação e procurando promover a capacidade de resiliência do território, foram escolhidas espécies autóctones e resilientes ao fogo (alfarrobeiras; medronheiros).

Para que esta seja uma iniciativa bem-sucedida, precisamos que se junte a nós no terreno! Com inscrições obrigatórias (até ao dia 1 de dezembro), pode fazê-lo com a sua família, empresa ou escola, para plantarmos juntos um futuro diferente: Ficha de inscrição para participação na Ação de Voluntariado de Reflorestação – 3 de Dezembro – Alta Mora/Pernadeira (google.com). Pode também inscrever-se através dos contactos 281 510 778 / gam@cm-castromarim.pt (Gabinete de Apoio ao Munícipe) ou 963 336 104 / guadimonte2022@gmail.com (GuadiMonte).

São cerca de 19 hectares de terreno para plantar as cerca de 5000 árvores e a GuadiMonte será a responsável por conduzir a ação no terreno e assegurar os cuidados após a plantação, de forma a potenciar a sua taxa de sobrevivência.

Envolver e unir toda a comunidade neste processo de reconstrução, da mesma forma que se une no combate aos incêndios, é uma das missões desta ação de reflorestação, diferenciada e inédita no território.

PUBLICIDADE