Secretário de Estado do Desporto, João Correia, aproveita gala, em Lagos, para deixar um recado aos atletas portugueses nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, no Verão, em França: “Queremos que as medalhas apareçam”, num ano em que o governo investe “32 milhões de euros”

Portugal tem mais de 720 mil atletas federados em várias modalidades e em crescimento, o que é “histórico”, revelou o governante, destacando “as equipas técnicas, de arbitragem, as mulheres”, muitas delas no “futebol, nas equipas de arbitragem e em funções directivas nos clubes”, a contribuir para “mais igualdade e mais inclusão” a nível desportivo. Na Gala do Desporto de Lagos 2024, organizada pela câmara local e apresentada pelo ex-futebolista Cândido Costa, agora personagem televisiva, no Pavilhão Municipal, na noite de 31 de Janeiro, foram galardoados mais de trezentos atletas de várias modalidades neste concelho e quarenta entidades, entre clubes, associações, academias e agrupamentos escolares. Com suspense e emoção à mistura.

José Manuel Oliveira

Existem “mais de 720.000 atletas federados”, em Portugal, o que é “histórico”, quando “em 2019 eram 690.000”, sendo tal situação resultante do trabalho dos “clubes, municípios e dos nossos atletas, com modalidades a crescer”, afirmou, na noite de quarta-feira, 31 de Janeiro de 2024, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, durante a cerimónia da Gala do Desporto, em Lagos, que decorreu no Pavilhão Municipal, situado na zona de São João, nesta cidade, por iniciativa da câmara local.

O encontro, apresentado por Cândido Costa, ex-futebolista português a agora comentador e apresentador, nomeadamente no Canal 11, dedicado ao desporto, serviu para homenagear, com a entrega de prémios, os atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, clubes e associações do concelho de Lagos, que mais se evidenciaram a nível local, nacional e internacional, ao longo do ano de 2023.

Outros aspetos destacados pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto foram as “equipas técnicas, as equipas de arbitragem, as mulheres”, muitas delas no “futebol, nas equipas de arbitragem e em funções diretivas nos clubes”, apontando para “mais igualdade e mais inclusão” no desporto português.

Há 15.300 alunos em 55 modalidades e em 25 Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, espalhadas pelo país, que inclui o município lacobrigense

Por outro lado, ao sublinhar o papel da Câmara Municipal de Lagos, aquele responsável governamental, João Paulo Correia, recordou que este foi um dos 25 concelhos no país a aderir às Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola. O programa, recorde-se, acabou por ser criado em Julho de 2019, visando uma articulação eficaz entre os agrupamentos escolares, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, “com o objectivo de conciliar, com sucesso, a actividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento ou selecções nacionais”, como referido na altura.

O papel dos “voluntários, pais, encarregados de educação no apoio aos atletas” para garantir a prática e o sucesso desportivo

“Até 2016, os alunos do ensino obrigatório não podiam faltar às aulas para praticar desporto. Tinham de abdicar da actividade desportiva para poder estudar. Hoje, é permitido conciliar estudos com actividade desportiva”, salientou o secretário de Estado da Juventude e Desporto, frisando que, neste momento, há “15.300 alunos de 55 modalidades em 25 unidades de apoio ao alto rendimento na escola, espalhadas pelo país”, a que o município de Lagos aderiu, pelo que aproveitou para enaltecer “o trabalho investido em parceria com o Estado” por parte da autarquia.

A concluir a sua intervenção, pelas 21h.13m, durante quase dez minutos, e numa altura em que faltam cerca de seis/sete meses para a 33ª. edição dos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos, de Verão, em França, entre 26/07/2024 a 11/08/2024 (Jogos Olímpicos) e de 28/08/2024 a 09/09/2024 (Jogos Paralímpicos), o titular da pasta da Juventude e Desporto deixou um recado aos participantes portugueses: “queremos que as medalhas apareçam e a competitividade se diversifique em modalidades”. Isto, num ano em que, observou, o governo português investiu “32 milhões de euros”, com a aposta numa “nova geração” de atletas.

João Paulo Correia aproveitou esta Gala do Desporto em Lagos para destacar os “voluntários, os pais, encarregados de educação no apoio aos atletas”, de forma garantir o êxito na prática das várias modalidades.

Pandemia da Covid-19 obrigou a um interregno de três anos na Gala do Desporto em Lagos

Já o presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, após lembrar “um interregno de três anos” na Gala do Desporto em Lagos, “ditado por circunstâncias sobejamente conhecidas”, numa alusão à pandemia da Covid-19, destacou “o corolário de celebração e reconhecimento do meritório trabalho que associações, clubes, atletas e demais agentes desportivos têm vindo a desenvolver em prol deste concelho que todos temos no coração.”

“Tal como em muitas outras áreas, no desporto cabe-nos a nós, Câmara Municipal, com ambição e sentido de serviço púbico, ajudar a alicerçar o fazer acontecer. É por esta razão que desenvolvemos e implementamos o Programa de Apoio ao Desporto, garante de sustentabilidade financeira do associativismo, do surgimento de novos clubes e modalidades, da melhoria de sedes e instalações, do aumento da formação e de desportistas federados, seja nos escalões mais jovens, seja nos seniores e veteranos, e da representatividade de um maior número de atletas do concelho nas seleções regionais e nacionais, bem como em provas internacionais”, referiu o autarca lacobrigense.

“Continuaremos a trabalhar para que a idade e as condições físicas, psíquicas ou sócio económicas de qualquer indivíduo não o impeçam da prática desportiva, seja de lazer, escolar, federada ou de alta competição”, garante Hugo Pereira 

E acrescentou: “Por outro lado, ressalvo que, em Lagos, não podemos deixar de prosseguir o ideário do desporto inclusivo e para todos, pelo que continuaremos a trabalhar para que a idade e as condições físicas, psíquicas ou sócio económicas de qualquer indivíduo não o impeçam da prática desportiva, seja de lazer, escolar, federada ou de alta competição.”  

“E o vencedor é…”

Equipa sénior feminina de andebol da Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos, conquista o prémio de Melhor Equipa do concelho

Na Gala do Desporto de Lagos 2024, foram galardoados mais de trezentos atletas de várias modalidades neste concelho e quarenta entidades, entre clubes, associações, academias e agrupamentos escolares. O júri, do qual fizeram parte o presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira; o director regional no Algarve do Instituto Português do Desporto, Custódio Moreno; o director do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, José Lopes; a directora do Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Paula Couto; e o director do Jornal ‘Correio de Lagos’, Carlos Conceição, atribuiu os Troféus Prestígio ao Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes, como Melhor Clube, a Mauro Santos, dirigente desportivo deste estabelecimento de ensino, na modalidade de andebol, e a Sofia Riel, no Desporto Escolar.

Na parte final do evento, depois de serem anunciados, num dos ecrans gigantes instalados no pavilhão e junto ao palco, os três nomeados para cada prémio, o apresentador Cândido Costa (evocando Vasco Palmeirim, apresentador do programa ‘Joker’ na RTP 1), chamava um autarca (e também, a certa altura, o delegado regional do Instituto Português do Desporto e Juventude) para entregar a distinção. Cabia, então, a cada um deles manter o suspense entre o público e os contemplados, com a célebre frase: “e o vencer é…” Ao nosso lado, três agentes da Polícia Municipal de Lagos também seguiam, atentamente, o evento.

Cristina Silva, atleta de equitação do Núcleo Especializado para o Cidadão Inclusivo (NECI), em lágrimas, ao receber o troféu em Desporto Adaptado

No Desporto Adaptado, venceu Cristina Silva, atleta de equitação, em representação do Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso (NECI), com sede na freguesia da Luz. Ao receber o prémio entregue, no palco, pelo director regional do Instituto Português do Desporto, Cristina Silva não conteve lágrimas de emoção, acabando por nem conseguir falar ao público. Já o galardão para a Melhor Equipa foi para a equipa de andebol de seniores femininos do Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes, de Lagos, campeã nacional na época 2021/2022, enquanto o de Melhor Treinador veio a ser atribuído a Ana Sofia Osório, técnica daquela modalidade nesse estabelecimento de ensino.

‘Fair Play’ para Filipe Loureiro, atleta do Roller Lagos, clube de patinagem

Por seu turno, Davide Bravo, na modalidade de Patinagem de Velocidade, foi considerado o Melhor Árbitro / Juiz do concelho de Lagos. E Filipe Loureiro, atleta do Roller Lagos, clube de patinagem, na prática de Patinagem de Velocidade, recebeu o Prémio ‘Fair Play’.

A Mariam Martins, andebolista do Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes, acabou por ser atribuído o prémio de Atleta Revelação, e à sua colega Matilde Rosa, o de Melhor Atleta.

Carlos Figueiras, do Estrela Desportiva de Bensafrim, nas modalidades de futebol e petanca, contemplado com o Trofeu Dedicação, recorda ano de 2023 “muito difícil”

O Troféu Dedicação chegou às mãos de Carlos Figueiras, do Estrela Desportiva de Bensafrim, nas modalidades de futebol e petanca, também com passagem, nomeadamente como treinador de futebol por vários clubes de futebol no concelho de Lagos e de Portimão. “Tento ajudar e estou sempre disponível”, disse Carlos Figueiras, para quem ano de 2023 foi “muito difícil” devido à perda de um familiar.

«Troféu Carreira» para o atleta Jorge Santos, do Olímpico Clube de Lagos, e diploma de «Reconhecimento Municipal», a título póstumo, a José Lourenço Fonseca (1950-2022), enquanto dirigente do Clube de Ténis desta cidade  

Jorge Santos, do Olímpico Clube de Lagos, na modalidade de atletismo, recebeu o Troféu Carreira, após testemunhos, nomeadamente dos filhos, gravados em vídeo, a elogiar a sua persistente acção em prol da modalidade. Coube a Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, proceder à entrega deste prémio a um atleta com “50 anos de carreira” e vários troféus a nível nacional e internacional.

Por outro lado, a título póstumo, a Câmara Municipal Lagos atribuiu a José Lourenço Fonseca (1950-2022) o diploma de «Reconhecimento Municipal» “pela notabilidade do trabalho que realizou, enquanto dirigente do Clube de Ténis” desta cidade, “contribuindo de forma ímpar para o desenvolvimento desportivo do concelho”. Foi um familiar, filho do homenageado, quem recebeu a distinção.

Os 65 atletas distinguidos por resultados a nível internacional, desde o andebol, atletismo, bilhar, vela e patinagem, à equitação, ténis-de-mesa, petanca, judo, todo-o-terreno e jui-jitsu. E não só

TROFÉUS

CATEGORIA INTERNACIONAL

Como informa a publicação da «Gala do Desporto Lagos 2024», da responsabilidade da Câmara Municipal e entregue ao ‘Litoralgarve, na noite de 31 de Janeiro, à entrada do pavilhão onde decorreu a cerimónia, este troféu foi “atribuído a atletas que representaram a Selecção Portuguesa, ou outras, e a atletas/equipas que participaram no estrangeiro em provas promovidas por organismos internacionais, tendo obtido resultados de relevo.” Eis os nomeados:

 – SELEÇÃO NACIONAL CABOVERDIANA DE ANDEBOL

   Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes

   Tânia Afonseca

– SELEÇÃO NACIONAL PORTUGUESA DE ANDEBOL

   Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes

   Amanda Assumpção, Beatriz Silva, Carmen Figueiredo, Joana Candeias, Maria Pico, Martina Marreiros, Matilde Correia, Matilde Rosa e Miriam Martins

– SELEÇÃO NACIONAL PORTUGUESA DE ATLETISMO

   Academia de Atletismo Lacobrigense

   João Correia, Manuela Borges, Nelson Correia e Pedro Correia

 – CLUBE RECREATIVO CULTURAL E DESPORTIVO LUZENSE

   André Fidalgo, António Fidalgo, Henrique Gavina, Luís Gavina, Marco Silva e Tomé Nascimento

– SELEÇÃO NACIONAL PORTUGUESA DE BILHAR

  Clube Recreativo Cultural e Desportivo Luzense

  Jorge Tinoco

– SELEÇÃO NACIONAL PORTUGUESA DE FUTEBOL

  Sport Lisboa e Benfica

  Gerson Sousa

– SELEÇÃO NACIONAL PORTUGUESA DE PATINAGEM

   Roller Lagos Clube de Patinagem

   Ana Fernandes, Bernardo Costa, Diogo Marreiros, Duarte Loureiro, Filipe Loureiro, João Dias, Maria Dias, Martim Dias, Martyn Dias, Miguel Bravo, Miguel Monteiro, Tiago Mestre e Tiago Monteiro

– SELEÇÃO NACIONAL PORTUGUESA DE PETANCA

  Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagos

  Leandro Pereira

– Clube Desportivo e Cultural da Nave

   Laura Guerreiro

– Estrela Desportiva de Bensafrim

  Bruno Duarte, Inês Dias e Rodrigo Carrasquinho

– Grupo de Amigos do Chinicato

  João Sequeira

– SELEÇÃO NACIONAL SUECA DE ATLETISMO

   Academia de Atletismo Lacobrigense

   Per Jacobsson

– SPECIAL OLYMPICS

   NECI

   Equitação Adaptada

   Cristina Silva

 – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JÚLIO DANTAS

    Atletismo

    Sofia Riel

– ASSOCIAÇÃO TODOS POR 1

    Jiu-Jitsu

    Anderson Rocha, David Barroso, Gavin Bjerke, Martim Sousa, Mateus Silva, Mirella Rodrigues e Victor Marinho

– CLUBE DE TÉNIS DE MESA DE LAGOS

    Ténis de Mesa

    Risto Pitkanen

– CLUBE DE VELA DE LAGOS

   Vela

   António Viegas

– GINÁSTICA CLUBE DE LAGOS

  Ginástica

  Aimee Hutchison, Ariana Lopes, Ariana Silva, David Andronic, Maya Kondratiev, Miguel Duarte e Olívia Foroni

– INDIVIDUAL

   Todo o Terreno Motos

   David Xavier

– JUDO CLUBE DE LAGOS

   Judo

   Maksym Voronin

– LAGOS SURF CLUBE

   Skimboard

   Miguel Braz

– OLÍMPICO CLUBE DE LAGOS

   Atletismo

   Isabel Moreira e Jorge Santos

Mais de uma centena de premiados no plano nacional, com futsal, vela, ténis, ténis-de-mesa, andebol, atletismo, ginástica, patinagem de velocidade e tiro com arco em maior destaque

TROFÉUS CATEGORIA NACIONAL

“Atribuído a atletas/equipas classificadas em 1º., 2º. ou 3º. lugar nos Campeonatos Nacionais das diferentes modalidades”, indica a Câmara Municipal de Lagos. É esta a lista dos nomeados:

– AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GIL EANES

  Futsal

  Anastácia Pacheco, Anastácia Sousa, Carla Leão (professora), Denilson Vumbi, Érica Guerreiro, Iara Romão, Joana Leão, Laura Nande, Leonor Nande, Leonor Neto, Maria Cláudio, Mariana Duarte, Marta Ribeiro, Nair Ricardo, Raquel Fernandes, Romana Prodan e Violeta Furtado

Surf

Benjamim Carnaxide

– AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JÚLIO DANTAS

  Vela

  Amélia Viegas (professora), Beatriz Sarrea, Dinis Vieira, Diogo Epaminondas, Gustave Seydoux, Mafalda Silva, Santiago Rodrigues, Tomas Gonçalves

– ASSOCIAÇÃO TODOS POR 1

  Jiu-Jitsu

  Joana Milhano, Nikita Kikhay e Thiago Praxedes

– CLUBE DE NATAÇÃO DE LAGOS

   Natação

   Leonor Costa

– CLUBE DE TÉNIS DE LAGOS

   Ténis

   Carlos Cunha, Christopher Nicholls, Kent Johanson, Luís Machado, Manuel Silva e Marc Van Dalem

– CLUBE DE TÉNIS DE MESA DE LAGOS

  Ténis de Mesa

  André Silva, João Monteiro, Tiago Duarte, Miguel Pinto, Pedro Marques e Pedro Cruz

– CLUBE DE VELA DE LAGOS

  Vela

  Eolann Hynes-Knight, Jannis Tomas, Lorena Sousa e Rúben Ribeiro

– CLUBE DESPORTIVO DA ESCOLA SECUNDÁRIA GIL EANES

  Andebol

  Ana Luz, Ana Pico, Ana Sousa, Andreia Fernandes, Beatriz Chito, Bianca Almeida, Bianca Osan, Bruna Almeida, Cíntia Brazão, Cristiana Hriohor, Filipa Afonso, Inês Rosa, Joana Maurício, Laura Espada, Lia Luz, Lisânia Ramos, Lúcia Candeias, Mariana Santos, Marta Encarnação, Milda Brazão e Sofia Silva

– CLUBE DESPORTIVO DE CAÇA E PESCA DE SÃO MIGUEL

  Tiro

  José Costa

– CLUBE DESPORTIVO E CULTURAL DA NAVE

  Petanca

  Almerinda Magalhães e Isa Magalhães

– CLUBE RECREATIVO CULTURAL E DESPORTIVO LUZENSE

  Atletismo

  André Sobreiro, Filipe Rodrigues, Guilherme Gavina, Rodrigo Dias e Vitor Silva

– GINÁSTICA CLUBE DE LAGOS

   Ginástica

   Adélia Costin, Alecsandrina Culai, Alice Duarte, Georgiana Bardas, Irina Pinosanu, João Santos, Lara Repolho, Mariana Coelho e Nina Poberezhna

– GRUPO POPULAR DAS PORTELAS

  Tiro com arco

  Carlos Pacheco, Edgar Pacheco, Hélio Ribeiro, Pedro Borralho, Pedro Mendes e Victor Monteiro

– INDIVIDUAL

  Halterofilismo

  Rui Maurício

– Obediência Canina

   Gonçalo Guerreiro

– Padel

  Liliana Ferreira

– LAGOS OCEAN SPORTS CLUBE

   Surf

   Alexandre Ferreira

– OLÍMPICO CLUBE DE LAGOS

  Atletismo

  Mário Felício e Marisa Costa

– ROLLER LAGOS CLUBE DE PATINAGEM

  Patinagem de Velocidade

  Angelina Machado, Beatriz Costa, Bianca Baião, Carolina Albino, Cian Cascão, Finlay Downhaw, Helena Oryshchyn, Inês Silva, Melinda Lopes, Paulo Portes, Rodrigo Albino, Simão Lopes, Sofia Lukashova e Tiago Martins

E mais de 120 nomeados no plano regional, em número ao nível de atletismo, futsal, ténis, natação, petanca, futebol e patinagem  

TROFÉUS CATEGORIA REGIONAL

De acordo com a Câmara Municipal de Lagos, foi “atribuído aos atletas /equipas Campeões / Campeãs Regionais”. E são estes os nomeados:

– ACADEMIA DE ATLETISMO LACOBRIGENSE

  Atletismo

  Duarte Barroso, Klaas Aling, Rita Dwyer e Sarah Ann Murray

– AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GIL EANES

  Futsal

  Ana Guedes, Diana Inocêncio, Jéssica Dambi, Lara Cravinho, Luciana Braz, Maria Craveiro, Maria Reis, Mariana Fernandes, Nicole Guerreiro, Raquel Silva, Rhaissa Grilo, Santiago Pereira, Sofia Marreiros e Yasmin Gonçalves

– AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JÚLIO DANTAS

  Atletismo

  Guilherme Quitino, Henrique Anjos, Leonardo Águas, Mateus Santos, Ricardo Santos (professor), Samuel Ferreira, Santiago Ferreira e Wanderson Capitão

  Patinagem

  Carlos Batista (professor), Daniel Horta, Paulo Portes, Rodrigo Santos e Vasile Cherascu

 – ASSOCIAÇÃO FILATÉLICA E NUMISMÁTICA GIL EANES

   Xadrez

   Diana Aleixo, Gonçalo Maria, Pedro Aleixo e Gabriel Serrano

– ASSOCIAÇÃO TODOS POR 1

  Jiu-Jitsu (direccionado para anti-bullying e defesa pessoal)

   Carolina Sousa

 – CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DOS TRABALHADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOS

   Petanca

   Beatriz Palminha, Carlos Marques, Maria Campos, Maria Ferreira, Maria Martins, Maria Mestre, Maria Reis e Pierre Barangé

   Triatlo

  Gabriel Duarte e Henrique Barros

CLUBE DE NATAÇÃO DE LAGOS

Natação

Eugénio Pasechko, Isabel Barfield, Laura Matias, Marta Teles e Polina Voda

CLUBE DE TÉNIS DE LAGOS

Ténis

Arnoldo Heeren, Bruno Barreto, Fernando Lobo, Lucy Adair, Mário Pestana, Michelle Whitehead, Ricardo Fonseca e Simone O’or

CLUBE DE TÉNIS DE MESA DE LAGOS

Ténis de Mesa

Titus Bittner, Bernardo Coelho e Tamberland Bidarov

CLUBE DE VELA DE LAGOS

Vela

Tiago Arsénio

CLUBE DESPORTIVO DE CAÇA E PESCA SÃO MIGUEL

Petanca

Marta Correia

CLUBE DESPORTIVO DE ODIÁXERE

Futebol

Afonso Rola, Alexandre Filipe, Cherno Jallow, Daniel Hill, Dinis Batista, Diogo Santos, Filipe Figueiredo, Francisco Duarte, Gabriel Nicolau, Gonçalo Costa, Gonçalo Duarte, Guilherme Francisco, Guilherme Santana, Jeovani Monteiro, José Bernardo, José Gonçalves, Leonardo Teixeira, Lucas Nobre, Luís Bandarra, Mafalda Simões, Maria Marreiros, Martim Marques, Nuno Marreiros, Octavio Chau, Rafael Pacheco, Renata Krunic, Rodrigo Costa, Rodrigo Gonçalves, Rodrigo Mendonça, Rui Santos, Santiago Rafael, Sofia Inocêncio e Tiago Rosado

CLUBE RECREATIVO CULTURAL E DESPORTIVO LUZENSE

Atletismo

David Rodrigues

ESTRELA DESPORTIVA DE BENSAFRIM

Petanca

Ricardo Carrasquinho

GINÁSTICA CLUBE DE LAGOS

Ginástica

Beatriz Anastácio

GRUPO POPULAR DAS PORTELAS

BTT

Bettina Roschmann e Ilídio Carvalho

JUDO CLUBE DE LAGOS

Judo

Ariel Piccolo, Ayan Paiu, Flávio Pello, Herman Sazonov, Júlia Matias Luwawa, Kai Gilby, Maksym Mamontov, Nikita Colishin e Nomi Donkor

OLÍMPICO CLUBE DE LAGOS

Atletismo

André Santos, António Silva, Flávio Pinto, Joana Santos, Jorge Machado, José Reis, Margarida Seromenho, Mário Rodrigues, Paulo Gilson, Sandra Bailote e Sofia Dias

Refira-se que as listas de nomeados e homenageados, nas diferentes categorias, referem-se ao período de 01 de Janeiro de 2021 a 31 de Agosto de 2023, e resultam das candidaturas efectuadas pelos clubes, praticantes individuais e associações desportivas do concelho de Lagos, tendo por base o desempenho desportivo dos respectivos atletas e agentes desportivos, bem como dos votos de louvor atribuídos pela Câmara Municipal e das informações recolhidas através do Programa de Apoio ao Desporto, indica a autarquia.

OS 40 AGENTES DESPORTIVOS E ENTIDADES LOCAIS EM FOCO NO CONCELHO DE LAGOS E NAS MAIS VARIADAS MODALIDADES

São estes os agentes desportivos e entidades do concelho de Lagos, num total de quarenta, destacados pela Câmara Municipal na «Gala do Desporto Lagos 2024»:

Academia de Atletismo Lacobrigense, com sede na Travessa Ilha do Faial, nº. 11, na cidade de Lagos, dedica-se à prática do atletismo. O presidente da Direção é Pedro Braz Correia.

Agrupamento de Escolas Gil Eanes, pelo trabalho desenvolvido ao nível do desporto escolar. Situa-se na Rua da Escola Gil Eanes, em Lagos, e tem como directora a professora Paula Couto.

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, também em destaque pela acção em prol do desporto escolar. Com sede na Rua Egas Moniz, na cidade de Lagos, tem como director José Lopes.

Aero Clube de Lagos – Ultraleves e Asa Delta. Tem sede no Aeródromo Municipal Costa Franco, mais conhecido por Aeródromo Municipal de Lagos, ou Aeródromo de Lagos, a dois quilómetros da cidade de Lagos. É presidido por Luís Filipe Vieira Duarte.

Andebol Clube Costa Doiro, pelo trabalho desenvolvido na modalidade de andebol. Tem sede na Avenida Cabo Bojador, lote nº. 6, cave, em Lagos, sendo presidido por João Paulo Carneiro Rodrigues.

Associação Amigos de Almádena, que se dedica à prática de BTT (Bicicletas Todo o Terreno). Localizada na Rua da Escola, freguesia da Luz, no concelho de Lagos, tem como presidente da Direção Pedro Cruz.

Associação Filatélica e Numismática Gil Eanes, pela sua actividade no xadrez. Tem sede no Bairro dos Moinhos, Bloco nº. 6, letra J, cave, em Lagos, e é presidido por José António Espírito Santo Nunes.

Associação de Karaté do Barlavento Algarvio, devido ao trabalho levado a efeito nesta modalidade. Com sede na Urbanização Atalaia Sol, lote nº. 9, em Lagos, tem como presidente Joshua Fernandes.

Associação de Karaté Kihon Dojo, pela acção desenvolvida nesta modalidade desportiva. Está sedeada na Urbanização Iberlagos, Rua das Margaridas, Bloco J, loja nº. 22, na cidade de Lagos, e é presidida por João António Rio Rosa Bravo.

Associação Todos por 1 – Mauy Thai (boxe tailandês), NMA, Kickboxing e Jiu-Jitsu, direccionados para anti-bullying e defesa pessoal. A sede situa-se na Rua Regimento de Infantaria II, lote nº. 2, Bloco 2, r/c B, em Lagos, e o presidente da Direção é Ricardo Jorge Horta Pereira de Sousa.

Associação Equestre de Bensafrim, pelo trabalho desenvolvido na equitação. A sede localiza-se na Estrada Nacional 120, em Bensafrim, no concelho de Lagos, e o presidente é Frederico Veríssimo.

Associação Team Pisa Moitas 4X4 – BTT,TT Jipes e Motos. Está sedeada na Rua Rosa Pacheco da Cruz, lote nº. 348, r/c Ft, em Lagos, e é presidida por Daniel António da Conceição Penacho Guerreiro.

Casa do Sport Lisboa e Benfica, em Lagos, praticante de futebol e futsal. Tem sede na Rua de Ceuta, lote nº. 1, loja 2, C, nesta cidade, por detrás do Hospital Terras do Infante. O presidente da Direção é Raúl Sá Barros.

Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagos, devido à sua acção na prática de petanca e triatlo. Situa-se na Praça do Município, no Edifício dos Paços do Concelho Século XXI, em Lagos, e é presidido por Luís Filipe Vieira Duarte.

Ciclo Clube de Lagos, praticante de ciclismo, cicloturismo e BTT. A sede está situada na Avenida Cabo Bojador, nº. 5, cave B, nesta cidade. E o presidente da Direção é Carlos Manuel Gonçalves Duarte.

Clube A.B.C. «Os Espichenses», pela sua actividade em ‘snooker’. Com sede na Travessa do Rossio, nº. 2, na localidade de Espiche, no concelho de Lagos, tem como presidente José Joaquim Rio da Silva.

Clube Columbófilo de Lagos, que se dedica à columbofilia. Tem sede na Cerca de Santo António, em Lagos, e é presidido por Fábio André Botelho Baião.

– Clube Columbófilo de Odiáxere, igualmente pela prática de columbofilia. A sede fica situada na Estrada Nacional 125, nº. 32 A, em Odiáxere, e o presidente chama-se Gonçalo Domingos dos Santos.

Clube de Caçadores de Lagos, que se dedica à caça desportiva, ao tiro com arma de caça e ao tiro aos pratos. Localiza-se na Praça da Paz, bloco G, cave, nesta cidade. O presidente da Direção é Miguel António Cristino Lopes.

Clube de Futebol Esperança de Lagos, pela prática do futebol e futsal. A publicação distribuída pela Câmara Municipal de Lagos apresenta a sede como estando situada na Praça Luís de Camões, nº. 22, 1º. Esquerdo, no centro desta cidade, e o presidente chama-se António José Correia Lopes Alves.

Clube de Natação de Lagos, dedicado a esta modalidade. Tem sede no Parque Industrial do Pinheiral, lote nº. 2, em Lagos, e é presidido por Pedro Jorge Ferreira da Costa.

Clube de Karaté de Lagos, que se destaca nesta modalidade. A sede está situada na Rua da Nora, nº. 15, cave, em Lagos, e o presidente chama-se José Francisco Pereira Romão.

Clube de Ténis de Lagos, praticante de ténis e padel. Localizado na Rua General Humberto Delgado, s/n (sem número), nesta cidade, tem como presidente Vítor Manuel Vilhena da Costa.

Clube de Ténis de Mesa de Lagos, dedicado ao ténis e ‘polybat’. A sede situa-se na Praça da Paz, lote A, cave, nesta cidade. O presidente da Direção é Paulo Vitoriano Gonçalves Rocha.

Clube de Vela de Lagos, que contempla, com destaque, a prática da vela, pesca grossa e desportiva, canoagem e cruzeiros. Tem sede no Cais da Solaria, nesta cidade, junto à Praia da Batata, e é presidido por José Manuel Oliveira Dias.

Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes, pela sua actividade no andebol. Tem sede na Rua Gil Vicente, nº. 50, em Lagos, e o presidente da Direção chama-se Mauro José Pereira Dias dos Santos.

Clube Desportivo de Odiáxere, praticante de futebol. A sede está localizada no Rossio das Eiras, em Odiáxere, no concelho de Lagos, e é presidido por Sofia Isabel de Jesus Domingos dos Santos.

– Clube Recreativo Cultural e Desportivo Luzense, com actividade na dança, no bilhar/pool, atletismo e voleibol. Com sede na Rua Direita, s/n (sem número), na localidade da Luz, no concelho de Lagos, tem como presidente da Direção Hernâni Manuel Teixeira Simões Silveira.

Estrela Desportiva de Bensafrim, que se dedica a futebol e petanca. Situa-se na Rua do Poço, em Bensafrim, no concelho de Lagos, e o presidente é José Luís Rosado Vieira.

Ginástica Clube de Lagos, pela prática de ginástica acrobática e de trampolins e ginástica para todos. Tem sede na Urbanização Zambujal, lote nº. 6, 2º. Esquerdo, em Lagos, e é presidido por Fernando Manuel Fonseca Xavier Almeida.

Grupo de Amigos do Chinicato, que, ao nível desportivo, se dedica à petanca. A sede está situada no Edifício Multifunções, cave, na localidade do Chinicato, no concelho de Lagos, e o presidente da Direção é Orlando Jorge Santos Pinto.

Grupo Popular das Portelas, praticante de BTT e tiro com arco e besta. Com sede no Sítio dos Lavadores, na localidade de Portelas, no concelho de Lagos, tem como presidente Dina Moreia Gonçalves.

Judo Clube de Lagos, que se dedica a esta modalidade. A sede está localizada na Rua da Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos, e é presidido por Rosário Ivane Matias Luwawa.

Lagos Ocean Sports Clube, praticante de surf. Sedeado na Rua José Vítor Adragão, lote nº. 25-1º. B, em Lagos, tem como presidente da Direção Miguel Ângelo Ribeiro Santos Ferreira.

Lagos Surf Clube, que se dedica a esta modalidade. Tem sede na Rua Silva Lopes, nº. 31, na cidade de Lagos, e o presidente da Direção chama-se Tiago Filipe Duque Melo.

Moto Clube de Lagos, em destaque no mototurismo. Com sede na Casa dos Magistrados, situada na Rua Convento da Trindade, nº. 3, nesta cidade, nas traseiras do antigo Campo da Trindade, do Clube de Futebol Esperança de Lagos, é presidido por Paulo Sérgio da Silva Arantes.

NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso. Tem sede na Rua da NECI – Montinhos da Luz, no concelho de Lagos, e como presidente da Direção Ilídio José Barata Dias.

Olímpico Clube de Lagos, praticante de atletismo. A sede está situada na Praça da Paz, nesta cidade, e o presidente chama-se Jorge Manuel Silva Candeias Santos,

 – Os Leões – Núcleo Sportinguista de Lagos, que se dedica a jogos de mesa. Tem sede na Rua da Oliveira, nº. 28, em Lagos, e é presidido por José Manuel Soares Rio.

Roller Lagos Clube de Patinagem, praticante de hóquei em patins, patinagem artística e patinagem de velocidade. Sedeado na Avenida Cabo Bojador, lote nº. 4, cave, nesta cidade, tem como presidente da Direção Jorge Manuel Serrano Paulino.

Mais Artigos