Saudação 9 de Junho Dia Internacional dos Arquivos

Na passada Quarta-Feira dia 5 de Junho a Câmara Municipal de Lagos, sob proposta do Vereador CDU aprovou por unanimidade uma proposta intitulada ´´Saudação, 9 de Junho Dia Internacional dos Arquivos´´, da qual de transcreve:

O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído a 9 de Junho pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), realizada no Québec, em Novembro de 2007, data escolhida por ter sido precisamente a 9 de Junho de 1948 que a UNESCO criou o CIA. O objectivo de assinalar esta data foi o de proporcionar condições para que se desenvolvam acções de promoção e divulgação da causa dos Arquivos em todo o mundo.

Em Portugal, este dia é normalmente comemorado com exposições, mostras, apresentações, e outras divulgações, em alguns dos arquivos pertencentes à Rede Portuguesa de Arquivos que compreende os arquivos nacionais e regionais. Todos os anos o desafio para a participação dos arquivistas portugueses é lançado pelo Conselho Internacional de Arquivos, na sua página da Internet. Tradicionalmente, é possível visitar os arquivos de forma gratuita neste dia, desfrutando de visitas guiadas.

De acordo com a Declaração adoptada na 36.ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, os “Arquivos registam decisões, acções e memórias. São um património único e insubstituível transmitido de uma geração a outra. Os documentos de arquivo são geridos desde a sua criação para preservar o seu valor e significado. Os Arquivos são fontes confiáveis de informação para acções administrativas responsáveis e transparentes. Desempenham um papel essencial no desenvolvimento das sociedades ao contribuir para a constituição e salvaguarda da memória individual e colectiva. O livre acesso aos arquivos enriquece o conhecimento sobre a sociedade humana, promove a democracia, protege os direitos dos cidadãos e aumenta a qualidade de vida”.

No nosso Concelho continuamos com Arquivo Municipal distribuído por vários edifícios dificultando o cumprimento expresso de acordo com a Declaração adoptada na 36.ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, tornando-se cada vez mais urgente a definição de uma solução para a concentração do Arquivo Municipal num único edifício que dê resposta aos princípios acima referidos. 

Assim face ao exposto  a Câmara Municipal de Lagos, deliberou:

1- Saudar todos os trabalhadores do Arquivo Municipal de Lagos.
2- Saudar o Dia Internacional dos Arquivos e a defesa do princípio de um edifício digno para o Arquivo Municipal de Lagos.
3 – Agendar numa reunião futura, um ponto na Ordem de Trabalhos sobre Arquivo Municipal de Lagos, que futuro?

4- Que para a discussão do ponto acima referido seja solicitado aos serviços competentes da Câmara Municipal informação sobre o estado actual do Arquivo Municipal e sugestão de possíveis soluções para a construção ou instalação em edifício já construído e fontes de financiamento possíveis para uma solução urgente na decisão para o Arquivo Municipal.

Mais Artigos