São martinho celebrado em todo o concelho de albufeira com provas de vinho, música e muitas castanhas

É já no próximo dia 11 de novembro que se celebra o São Martinho, a data do santo que remete à partilha e às colheitas de outono. Como já é habitual, no Município de Albufeira, a data vai ser celebrada com o típico magusto e castanhas assadas nas freguesias do concelho: em Paderne, não perca a animação musical por Marco Gomes, prova e vinhos e castanhas assadas; em Ferreiras, sobe a palco Emanuel, Tânia e ainda, Ruth Marlene. Em Olhos de Água, a festa das castanhas é nos dias 11 e 12, com a atuação de Rúben Palma e Mário Dias; e ainda, na Guia, além da típica mostra de vinhos, haverá música ao vivo e muita animação. Em Albufeira, na Quinta da Palmeira, o programa “Bairro em Festa” promete pôr todos ao rubro.

O Dia de São Martinho volta a ser celebrado em todo o concelho de Albufeira, no próximo dia 11 de novembro. Celebrar a tradição, dinamizando a vertente do enoturismo e a promoção do convívio entre as pessoas, é o mote de todas as Freguesias, que convidaram cantores e músicos para alegrarem ainda mais os festejos. O sábado de S. Martinho vai assim contar com muitas castanhas assadas para os tradicionais magustos, mostras de vinhos da região e bailes.

Na Freguesia de Paderne, o “Magusto 23” tem início às 15h00 até às 20h00, na Praça Comendador António Libânio, com a atuação musical por Marco Gomes. Os visitantes da aldeia histórica podem, ainda, aproveitar para desfrutar das castanhas assadas e saborear da prova de vinhos da região.

Em Ferreiras, o parque de estacionamento do Complexo Desportivo da Nora abre portas às 19h00 para a oferta de castanhas assadas e da famosa jeropiga, bem como vinho novo e água-pé. A animação está a cargo de Emanuel, Tânia e Ruth Marlene.

Em Albufeira temos na tarde do dia 11 o “Bairro em Festa” na Quinta da Palmeira. Das 15h00 às 20h00 há música de Nuno Baldim e Miguel Correia, atividades para crianças, jogos tradicionais, uma demonstração de Capoeira, insufláveis e muitas castanhas, “quentes e boas”. Em Olhos de Água, a festa das castanhas é nos dias 11 e 12 e terá lugar no Mercado Municipal de Olhos de Água. No dia 11, a feste faz-se ao som de Ruben Palma, e no dia 12, Marco Dias está encarregue da animação, com um reportório de música bem popular.

Na Freguesia da Guia, o magusto tem lugar das 16h00 às 20h00, no Mercado Municipal. Haverá uma mostra de vinhos, castanhas assadas e a animação está garantida com a atuação do acordeonista André Gonçalves.

Recorde-se que a lenda de S. Martinho remonta ao século IV. Reza a lenda que um soldado romano chamado Martinho, da região francesa de Tours, estava a caminho da sua terra natal, quando se cruzou com um mendigo que lhe pediu esmola. O soldado decidiu rasgar metade da sua capa e entregou-a ao mendigo, como um ato de generosidade. Face a este acontecimento, reza a lenda que nesse momento, abriu-se um sol de verão, afastando o frio que se fazia sentir, como recompensa da bondade do soldado. Este acontecimento é popularmente conhecido como o “verão de São Martinho”.

Mais Artigos