S. Martinho inspira convívio de bairro e aldeias por todo o concelho de Castro Marim

O Dia de São Martinho é geralmente celebrado com os tradicionais magustos e em Castro Marim não é exceção. Por todo o concelho, decorrem os preparativos para provar as primeiras castanhas e o novo vinho – no dia 10 de novembro na aldeia do Azinhal, no dia 11 de novembro em Altura, Castro Marim, Junqueira e Odeleite e no dia 12 de novembro em Alta Mora. 

É a aldeia do Azinhal a abrir a época das castanhas assadas em Castro Marim. Na noite de 10 de novembro, o Largo do Mercado recebe o tradicional magusto, a partir das 21h00.

No dia 11, sábado, o roteiro é mais alargado, com quatro festas de S. Martinho:

·         Em Altura, a partir das 10h00, há Feirinha da Castanha, junto ao Mercado Municipal. À tarde, a feirinha é animada por Ângelo Correia e pelo Rancho Folclórico de Santo estevão.

·         Castro Marim tem agenda a partir das 10h00, na Zona Envolvente à Casa do Sal, com uma feirinha. O magusto terá baile, a partir das 15h30, por Nelson Santos, seguindo-se a atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha (18h00) e espetáculo musical por Filipe Rodrigues (19h00). Haverá ainda um workshop para aprender a fazer Pão de Castanha, uma tradição também desta época.

·         Com as castanhas assadas e a jeropiga, em Odeleite, os festejos começam pelas 16h00, no Clube de Odeleite, e contam com a animação de Sandrine.

·         Na Junqueira os festejos começam só a partir das 20h30, com a tradicional Merenda de Vizinhos e Magusto, na sede do Clube da Junqueira,

No dia seguinte, 12 de novembro, é a vez da Alta Mora, que acolhe o XVIII Convívio de S. Martinho. O já conhecido passeio pedestre, inaugura os festejos. Encontram-se abertas as inscrições para o passeio pedestre + almoço, através do email arcdaa@gmail.com, sendo necessário o envio dos seguintes dados: nome, nº de CC/BI e data de nascimento. Segue-se o tradicional magusto e baile com Duo Reflexo, a partir das 14h00. Paralelamente decorre o Mercadinho de S. Martinho, onde poderá comprar alguns dos melhores produtos locais, como mel, pão, queijo e artesanato.

Os convívios de S. Martinho são iniciativas apoiadas pela Câmara Municipal de Castro Marim e organizadas pela Associação Recreativa e Cultural do Azinhal (A.R.C.A.) Junta de Freguesia de Castro Marim, Clube de Odeleite, Clube da Junqueira, Junta de Freguesia de Odeleite, Junta de Freguesia de Altura e Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA).