Roteiros “aMAR a Terra” na Produção Ostrícola

Os roteiros “aMar a Terra” são uma iniciativa da CCDR Algarve, I.P. – Agricultura e Pescas que pretende divulgar projetos de investimento na região do Algarve nas áreas do agroalimentar e da economia do mar e que são apoiados por fundos europeus, sendo exemplos de contributo para a coesão territorial e diversificação da base económica regional. Estes roteiros visam divulgar o que de melhor se está a fazer em termos de inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e valorização dos recursos endógenos.

Hoje é dia de destacar o projeto da Alvostral, uma empresa de referência no mercado português da aquacultura e que tem em muito contribuído para a dinamização da região do Alvor enquanto zona de eleição para a produção ostrícola no Algarve.

A Alvostral foi fundada em 2012 e está sediada na reserva natural da Ria de Alvor, concelho de Lagos. A sua atividade passa pela aquacultura, produção, transformação, acondicionamento e comercialização de bivalaves, nomeadamente ostras. Para o desenvolvimento da sua atividade, possui atualmente licença para doze concessões, localizadas em Vale da Lama, numa área conjunta total de 10hectares. A peculiaridade das marinhas da Ria de Alvor, pelas suas condições hidrográficas, salinidade e riqueza de fitoplâncton, torna-as ideais para o desenvolvimento de uma ostreicultura.

Apoiada pelo Programa Operacional Mar2020, medida Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura (P02M01), a empresa trabalhou no aumento da sua competitividade e viabilidade melhorando a qualidade dos produtos por aplicação de técnicas de maneio adequadas e introdução de novas tecnologias, e diminuindo os custos de estrutura por unidade produzida, com sistemas que contribuíram para a melhoria da eficiência energética.

A operação foi aprovada para um investimento elegível de 353.499,22€, apoiado pelo Mar2020 em 50% e com uma taxa de execução de 87%.

Mais Artigos