Rota dos Presépios de São Brás de Alportel 2023 apresenta o maior e mais tecnológico presépio dos bombeiros de sempre

Este ano, siga novamente a estrela da tradição e trilhe a Rota dos Presépios que nesta edição conta com mais de seis dezenas de representações do nascimento de Jesus, desde as mais originais às mais tradicionais e apresenta o maior presépio de sempre no Quartel dos Bombeiros Voluntários.

 

Na edição deste ano, a já tradicional Rota dos Presépios de São Brás de Alportel está a novamente a surpreender todos os visitantes com um número recorde de presépios cada vez mais diversificados e inovadores que nascem das mãos de associações, entidades, escolas, estabelecimentos comerciais e de toda a comunidade, cada vez mais empenhada em celebrar o Natal, em partilha e fraternidade.

Em destaque está o Presépio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel que este ganhou uma nova dimensão, sendo mesmo o maior de sempre!

Um presépio que passou dos 40m2 que ocupava em 2022 para 140 m2 com diversos cenários e momentos animados por cerca de 1.200 figuras e por um sem número de elementos tecnológicos e ainda quatro lagos onde os visitantes podem deitar a moeda da sorte!

Uma gigantesca obra de arte, que está a ser criada desde 18 de outubro, por quatro bombeiros deste quartel, com o apoio de amigos e Beneméritos, que esperam surpreender e maravilhar os visitantes.

Mas a Rota dos Presépios tem muito mais para oferecer e até 8 de janeiro, estão expostos em mais de uma dezena de espaços públicos do concelho mais de seis dezenas de presépios que desafiam a uma viagem através das tradições, dos materiais e locais…

Entre representações do presépio tradicional algarvio, marcam presença as versões mais inovadoras de presépios feitos com materiais reciclados, há ainda presépios em miniatura, feitos de pequenas figuras, mas também figuras em tamanho quase real, integradas em amplos e detalhados cenários, há presépios com movimento, mas também com magia e muito encantamento. São muitos os pontos de interesse que esta rota dá a conhecer.

Até dia 8 de janeiro podem ser apreciados presépios patentes no Museu do Traje, na Santa Casa da Misericórdia (com presépios infantis e do Lar de Terceira Idade), no Parque do Miradouro da Cabeça do Velho, no Centro Museológico de Alportel, no Jardim de Infância do Corotelo, no Quartel dos Bombeiros Voluntários e na Biblioteca Municipal. Na aldeia de Parises, aldeia de Natal Verde, apresentam-se dois presépios: o presépio tradicional algarvio patente na capela da aldeia e o presépio feito em pedra por alunos de duas turmas do 1º ciclo da Escola EB1 n. º2 de São Brás de Alportel.

A Quinta do Peral convida a conhecer o presépio artesanal construído com tecidos pela artesã são-brasense Emília Guerreiro.

Na Igreja Matriz estão expostos, entre 20 de dezembro e 8 de janeiro, dez presépios preparados pelas turmas da catequese da Paróquia de São Brás de Alportel.

No átrio do São Brás Cineteatro Jaime Pinto pode ainda conhecer os 41 presépios criados por 18 artesãos que com diferentes materiais e inspirações participaram numa nova edição do Desafio Artístico, lançado pelo município e participam nesta exposição.

A visita em todos os presépios é de entrada livre, numa iniciativa que tem por intuito valorizar e preservar a tradição e o significado do Natal, de união e partilha através destes trabalhos, símbolo da fraternidade entre os membros da comunidade.

O Dia de Reis, 6 de janeiro, vai ainda ser assinalado na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro com a representação do Presépio ao vivo, pela Associação SãoBrazArte, pelas 16h30.

Siga a Estrela da Tradição… esta rota é uma iniciativa do Município de São Brás de Alportel, com a colaboração das associações e entidades locais.