Reta final de Maio atrai milhares de jovens praticantes de desporto a Portimão

A segunda metade do mês de maio vai ser marcada em Portimão pela realização de um relevante conjunto de eventos desportivos, alguns de cunho nacional e internacional, movimentando mais de quatro mil praticantes, sobretudo jovens estudantes.

O primeiro destaque pertence aos Campeonatos Nacionais Universitários de Praia, que a partir desta segunda-feira, dia 20, reúne cerca de 400 atletas-estudantes oriundos de estabelecimentos de ensino superior portugueses.

O evento, que se realiza na Área Desportiva da Praia da Rocha até ao próximo dia 23, é da responsabilidade da FADU – Federação Académica do Desporto Universitário e tem organização a cargo da AAUALG – Associação Académica da Universidade do Algarve, com o apoio do Município de Portimão.

Segue-se amanhã, 21 de maio, a sessão de encerramento dos Jogos de Quelfes “Atlima”, que juntará no Estádio Dois Irmãos cerca de 800 alunos de 33 turmas dos 3º e 4º anos de escolas do Algarve e da Andaluzia.

Esta iniciativa multidisciplinar transfronteiriça inclui um diversificado conjunto de experiências, numa espécie de “Disneylândia” do desporto, com o objetivo de proporcionar o máximo de diversão aos participantes nas modalidades de andebol, atletismo, basquetebol, futebol, golfe, tag rugby e ténis. 

De 23 e 26 de maio, Portimão será um dos palcos, em conjunto com Lagoa, dos Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar Juvenis 2024, que envolverão cerca de 350 docentes e perto de 2000 alunos de ambos os sexos, na sua grande maioria com idades entre os 16 e os 18 anos.

Incluindo doze modalidades (atletismo, badminton, basquetebol, boccia, btt-xco, canoagem, futsal, natação, patinagem, ténis de mesa, voleibol e surf), esta competição de amplitude nacional decorrerá em Portimão no Pavilhão Gimnodesportivo, Pavilhão Desportivo da Boavista e Praia da Rocha.

Por sua vez, a edição deste ano da Portimão Box Cup realizar-se-á entre 24 e 26 de maio, contando com a participação de 450 boxistas de vários países, nas categorias masculina e feminina.

No Portimão Arena, haverá combates simultâneos em três ringues, constituindo a prova uma das maiores do país nesta disciplina olímpica, com organização da Escola de Boxe de Portimão, o apoio institucional do Município de Portimão, Freguesia Portimão e Instituto Português Desporto e Juventude, e as supervisões da Associação de Boxe do Algarve e da Federação Portuguesa de Boxe.

Os bilhetes (5 euros por dia, ou 10 euro pelos três dias da competição) encontram-se disponíveis em bol.pt ou fisicamente nos locais habituais, podendo mais informações ser consultadas em: https://portimaoboxcup.com/

Ténis, canoagem e motores

Até final de maio, também merecem referência a Ultimate Cup Series, prova de resistência automóvel a disputar entre os dias 24 e 26 no Autódromo Internacional do Algarve, ou o passeio de moto-turismo pela zona ribeirinha de Portimão promovido pela Goldwing Clube Portugal e agendado para o dia 25, juntando 340 entusiastas da marca Honda, vindos de toda a Europa.

Mas a derradeira semana de maio será igualmente pautada pelo Torneio de Beach Tennis de Verão (dias 25 e 26 na Área Desportiva da Praia da Rocha), pelo passeio de canoa/stand up padle ao longo da Ria de Alvor (dia 26) e inserido na iniciativa municipal Domingo Ativo, pela Caminhada/Corrida dos Bombeiros Voluntários de Portimão, iniciativa de cunho solidário que igualmente terá lugar no dia 26, e pelo Campeonato Regional de Ténis Sub12  (30 de maio a 3 de junho), dirigido a todos os jogadores da região com idade abaixo dos 12 anos.

Mais Artigos