Requalificação do Parchal prevê trecho pedonal entre a estação de caminho de ferro e o hotel Riverside

O “Compromisso de Segurança” assinado entre a Câmara Municipal de Lagoa e a empresa Infraestruturas de Portugal (IP) no passado 7 de junho, Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível, vai permitir ao município, numa primeira fase, aumentar a segurança na travessia do caminho de ferro na localidade de Ferragudo-Parchal, bem como criar uma zona pedonal de segurança entre este acesso e o hotel de quatro estrelas Riverside.

 

Para reestruturar toda a mobilidade nesta área, e pensando em turistas com mobilidade condicionada, o município de Lagoa participa, em parceria com a Universidade do Algarve (UAlg), no projeto “Acces4all”. Com abordagens metodológicas de Design Universal, Age Sensitive Design e Collaborative Design, o percurso pedonal tornar-se-á, em breve, acessível a todos. Toda a área sofrerá intervenções e melhoramentos, na estação ferroviária e atravessamento da linha férrea, tanto para automóveis como para peões, e deslocalizações, nas quatro paragens de autocarro.

 

Aproveitando a requalificação urbana que a autarquia pretende levar a efeito na Rua Infante de Sagres, no Parchal, a UAlg, através do Instituto Superior de Engenharia (ISE), auditou o projeto desenvolvido e propôs alterações nos quase 1000 metros do principal eixo viário e pedonal previsto. A autarquia tem também projetada a construção de um passadiço ribeirinho que irá ligar o núcleo piscatório do Parchal e o Cais do Calhau, na Mexilhoeira da Carregação, um projeto candidatado ao MAR 2020, cujo objetivo consiste em implementar, em Portugal, as medidas de apoio enquadradas no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), contribuindo para o desenvolvimento das zonas costeiras.

Autor: Câmara Municipal de lagoa