Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve e o Município de Albufeira organizam o evento “Uma noite na Biblioteca”

No próximo dia 2 de abril celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil. Para assinalar a data, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve e o Município de Albufeira organizam o evento “Uma noite na Biblioteca” que, no próximo dia 1 de abril, convida as crianças entre os 6 e os 12 anos, acompanhadas por um familiar, a passarem uma noite na Biblioteca Municipal Lídia Jorge entre livros e histórias. A iniciativa realiza-se entre as 20h30 e as 23h00, naquela que promete ser uma noite mágica para mais tarde recordar. A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória para: biblioteca@cm-albufeira.pt

No âmbito do Dia Internacional do Livro Infantil, a Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL) e o Município de Albufeira realizam, uma vez mais, o evento “Uma noite na Biblioteca”.

Em Albufeira, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolhe a iniciativa no próximo dia 1 de abril (sábado), entre as 20h30 e as 23h00, numa noite dedicada a estreitar laços entre a biblioteca e os leitores mais jovens.

“Uma noite na Biblioteca” pretende reunir um grupo de 20 crianças, entre os 6 e os 12 anos, acompanhadas por um familiar, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, num programa que inclui várias atividades de promoção da leitura, com destaque, às 21h00, para a sessão de histórias com Márcia Gamito.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que “Uma noite na Biblioteca tem por objetivo incentivar a leitura dos mais novos e chamar a atenção para a importância dos livros infantis no processo educativo”. José Carlos Rolo destaca que a leitura é fundamental, não só no processo de aprendizagem mas também ao nível do desenvolvimento da inteligência emocional, da criatividade, da personalidade e da interação social”. Paralelamente, o autarca sublinha que a iniciativa permite conhecer e vivenciar o espaço físico da Biblioteca de uma outra forma “a esta hora a Biblioteca Municipal Lídia Jorge costuma estar fechada ao público, sem as restrições de ruído, o que permite que as famílias possam visitar as salas onde habitualmente não podem ir (1.º piso e depósito) e ver as que já conhecem ligeiramente transformadas; ou seja especialmente preparadas para acolher esta dinâmica familiar”.

O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se, anualmente, a 2 de abril. A data assinala-se por ocasião do aniversário de Hans Christian Andersen, um reconhecido escritor infantil. Recorde-se que o Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado desde 1967.