Quase nove mil pessoas passaram pelo “vale encantado” de Albufeira

O “Vale Encantado” deste ano foi mágico: cerca de nove mil pessoas participaram nestas Comemorações do Dia Mundial da Criança, e a alegria dos mais novos foi contagiante, face a um programa atrativo e divertido e que ainda contou com um momento de solidariedade como motivo de exemplo para quem está a crescer na comunidade: um donativo ao Refúgio Aboim Ascensão e outro à Associação Oncológica do Algarve. O concelho de Albufeira tem cerca de cinco mil crianças entre os 3 e os 10 anos de idade e a maioria tem as mesmas horas fora de casa que os pais. Daí a urgência de lhes proporcionar seis dias de liberdade, aprendizagens e muita fantasia.

Este ano, o “Vale Encantado”, situado no Parque do Ribeiro, traduziu-se em seis dias (de 27 de maio a 1 de junho) de muita brincadeira e aprendizagens, tendo contado com cerca de 8.700 visitantes, entre crianças e adultos (número que inclui os 2670 elementos das escolas, entre alunos e acompanhantes, tendo estado representados quase todos os estabelecimentos de ensino do concelho). Jogos tradicionais, ateliers, música, “street food”, dança e muito mais, fizeram das comemorações do Dia Mundial da Criança uma data inesquecível, tendo-se despedido do público com o espetáculo “Fantasia – Princesas em Concerto”.

O concelho de Albufeira tem cerca de cinco mil crianças entre os 3 e os 10 anos de idade e são, nas palavras do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, “a riqueza viva desta terra, crianças cujos pais são daqui e de diversas partes do país e do mundo, e que nos dão alento para fazermos mais e melhor por Albufeira, a pensar no seu futuro”.

As Comemorações do Dia Mundial da Criança de Albufeira deste ano compreendeu um momento exemplar para os mais novos: a solidariedade. Por isso, no dia 1 de junho teve lugar um ato simbólico da entrega de um donativo no valor de 3.030,00 € à Associação Oncológica do Algarve e o mesmo montante ao Refúgio Aboim Ascensão, no âmbito do projeto solidário da escritora Dina Santos intitulado “Maria Faz +”, ao qual o Município aderiu e que se traduziu na aquisição de livros, já oferecidos no âmbito do Dia Internacional da Mulher.

Satisfeita com a magia que se gerou no Parque do Ribeiro, através da cor e dos diversos motivos de fantasia, a Vereadora da Educação e da Ação Social, Cláudia Guedelha, salienta que “é muito importante assinalar este Dia, porque as crianças, as nossas, as de toda a parte do mundo, têm direitos assegurados na Lei. E nós temos o dever de assegurar esses direitos e de lhes proporcionar aprendizagens, mas também muitos momentos de brincadeira”, referiu, lembrando que “infelizmente as crianças têm o mesmo número de horas fora de casa que os adultos e é necessário pensar em conceder-lhes momentos de liberdade para melhor crescerem”.

A satisfação das crianças constitui a satisfação do Município de Albufeira, que promete apostar ainda mais no “Vale Encantado” na edição do próximo ano, não obstante de ter atingido um recorde bastante elevado de participantes.