O caso ocorreu, cerca das 10h20m. de segunda-feira, dia 16 de Junho, a poucos metros de distância do edifício onde se situa a Igreja Pentecostal Santuário de Deus, numa zona compreendida entre a ‘rotunda das cadeiras’ e o supermercado Lidl, nesta cidade. O casal inglês, residente em Lagos, teve de ser transportado de helicóptero para o Hospital de Faro, devido à gravidade dos ferimentos. Já o condutor do motociclo, com ferimentos considerados leves, foi levado numa ambulância para o Hospital de Portimão.
José Manuel Oliveira
Agentes da esquadra de Lagos da Polícia de Segurança Pública (PSP) estão a investigar as causas do acidente ocorrido cerca das 10h.20m. de segunda-feira, dia 16 de Junho de 2025, na Avenida da República, nesta cidade, onde um casal de nacionalidade inglesa, de 78 anos, foi atropelado numa passadeira, por um motociclo conduzido por um homem, de 65 anos de idade.
Trânsito interrompido durante cerca de uma hora
O casal idoso, que sofreu ferimentos considerados graves, teve de ser transportado num helicóptero para o Hospital de Faro. Já o motociclista acabou por ser levado numa ambulância para o Hospital de Portimão, com ferimentos considerados sem gravidade, segundo as autoridades. A operação de socorro às vítimas envolveu a deslocação ao local do acidente de duas dezenas de elementos, entre operacionais dos Bombeiros Voluntários de Lagos, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e agentes da PSP, com o apoio de seis veículos e um helicóptero. O ‘Litoralgarve’ apurou, junto de uma senhora, que, em face do sucedido, o trânsito esteve interrompido durante cerca de uma hora naquela zona da cidade de Lagos.
Desconhece-se a velocidade a que seguia o motociclo, num local onde existe uma placa a indicar proibição de exceder 30 kms. por hora, além de outra sinalização com passagem para peões
De acordo com informações recolhidas pelo nosso Jornal, a passadeira onde o casal inglês, residente em Lagos, foi atropelado, situa-se num local entre a ‘rotunda das cadeiras’ e o supermercado Lidl, na Avenida da República. Fica a poucos metros de distância de um pequeno edifício onde está localizado um local de culto – a Igreja Pentescostal Santuário de Deus, no Beco da Horta. Junto à passadeira, visível, está instalada a respectiva sinalização e um sinal de proibição de circulação a mais de 30kms/hora. Para já, desconhece-se a velocidade a que seguia o motociclo.
“Esta zona da Avenida da República é perigosa, tal como o são muitos outros locais em Lagos, onde o trânsito rodoviário passa a grande velocidade e em muitos casos os condutores dos veículos não respeitam o Código da Estrada. Aconteceu, agora, este acidente numa passadeira, como poderiam ter ocorrido outros, noutras alturas”, alerta popular
“Se há condutores que param junto às passadeiras para deixar passar os peões, também há outros que ignoram as pessoas. Só não se registam mais acidentes por mero acaso”
“Esta zona da Avenida da República é perigosa, tal como o são muitos outros locais em Lagos, onde o trânsito rodoviário passa a grande velocidade e em muitos casos os condutores dos veículos não respeitam o Código da Estrada. Aconteceu, agora, este acidente numa passadeira, como poderiam ter ocorrido outros, noutras alturas. Se há condutores que param junto às passadeiras para deixar passar os peões, também há outros que ignoram as pessoas. Só não se registam mais acidentes por mero acaso”, disse, ao ‘Litoralgarve’, um popular, pedindo para não ser identificado, e que ali passa com frequência.
Ciclista, sem luzes, de noite, circula no passeio e atravessa passadeira em contramão, colocando em risco um carro que seguia na Avenida da República, em direção à ‘rotunda das cadeiras’
De resto, o nosso Jornal teve oportunidade de constatar esse tipo de situações durante uma parte da tarde de segunda-feira, na Avenida da República, com incidência entre a rotunda junto ao edifício dos Paços do Concelho de Lagos Século XXI e uma outra a seguir ao supermercado Lidl. E à noite, pelas 22.00 horas, entre a zona onde se situa uma saída para viaturas no Centro de Saúde de Lagos e a ‘rotunda das cadeiras’, e entre este local e a passadeira onde ocorreu, de manhã, o acidente com o motociclo a atropelar o casal de idosos, de nacionalidade inglesa.
Para agravar a situação, vimos, nessa altura da noite, uma bicicleta sem luzes a circular num passeio, acabando por atravessar a via, ou seja, em contramão e curiosamente junto à já referida passadeira. Tal sucedeu numa altura em que surgiu um carro, proveniente da zona onde se situa o supermercado Lidl e em direção à ‘rotunda das cadeiras’. Só por acaso, não houve acidente perante as infracções cometidas pelo ciclista. Uma situação, de resto, frequente na cidade de Lagos e muitas vezes mesmo perante a presença de agentes da autoridade.










