Projeto Particular Universal encerrou ciclo de dois anos em Castro Marim com Apresentação de Arquivo Sonoro do território

Foi ontem apresentado, na Biblioteca Municipal, o Arquivo Sonoro de Castro Marim, um dos trabalhos finais da colaboração do município com o projeto Particular Universal, que assim fechou ciclo de dois anos de residências artísticas no concelho.

 

Foram quase duas dezenas de residências artísticas dirigidas a criadores portugueses, noruegueses e internacionais, bem como a criação deste arquivo sonoro, de um arquivo comunitário sobre o património cultural imaterial e a produção comunitária de performances teatrais em diálogo com os habitantes do concelho.

 

O arquivo é uma coleção de “retratos sonoros” que preservam a herança sonora da região. As gravações realizadas por Carlos Norton entre janeiro de 2022 e março de 2023 estão agora disponíveis gratuitamente em www.arquivosonorocastromarim.pt. São mais de 1500 minutos de gravações, numa imersão pela dimensão sonora do património histórico, social e ambiental de Castro Marim, que contou também com a colaboração de diversas entidades e cidadãos do concelho e diversas contribuições de artistas nacionais e estrangeiros que, ao longo do curso do projeto Particular Universal, realizaram residências artísticas em Castro Marim. Abrange uma ampla gama de atividades como a extração de sal, a piscicultura, o fabrico de cestos, a criação de cabras de raça algarvia e a rica avifauna das reservas naturais, refletindo a essência viva e diversificada do território castromarinense.

 

Unindo passado e presente através da experiência auditiva, o Arquivo Sonoro de Castro Marim é um tributo à identidade única e rica desta comunidade e território, preservando-a para as gerações futuras.

 

“Castro Marim agradece à Associação Outra pela ousadia de se propor a um projeto inovador, disruptivo, que veio com a vontade de deixar semente neste mundo da cultura, que não deve ter limites à criação. Foi uma oportunidade para artistas emergentes e já largamente posicionados se inspirarem nas terras míticas de Castro Marim. Desde teatro, música, sentidos