Programas de Apoio ao Arrendamento com candidaturas abertas em São Brás de Alportel

Sendo a habitação a prioridade máxima, o Município de São Brás de Alportel enceta 2024 com a abertura de novos concursos para os Programas de Apoio ao Arrendamento. As Candidaturas estão abertas ate 31 de janeiro

O Município de São Brás de Alportel abriu o período de candidaturas para a edição de 2024 dos Programas de Apoio ao Arrendamento – geral e  Arrendamento Jovem. 

O Programa de Apoio ao Arrendamento é uma medida social lançada em 2020, que já permitiu atribuir 134 apoios até 2023 a famílias são-brasenses, que enfrentam maiores dificuldades a pagar a renda das suas casas.

Em reunião de Câmara realizada a 19 de dezembro, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, a disponibilização de 45 apoios para 2024, estando o período de candidaturas a decorrer até 31 de janeiro. Importa referir que até 2023 o número de apoios atribuídos anualmente pelo Município era de 40, pelo que este ano se regista um reforço deste apoio, deixando ainda a possibilidade, se necessário, de ampliar este apoio se necessário e abrir mais concursos ao longo do ano.

São elegíveis a este apoio, as famílias que residem no concelho de São Brás de Alportel, em situação de vulnerabilidade económica e social, a residir em casa arrendada, que não é propriedade de familiar.

Na mesma reunião de Câmara foi ainda aprovada a abertura de candidaturas para o Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem que vai permitir a atribuição de dois fogos habitacionais do Município a jovens famílias do concelho que desta forma poderão ter maior autonomia e independência. Trata-se de um T0 e de um T2.

Para o Programa de Arrendamento Jovem são elegíveis cidadãos com idade igual ou superior aos 22 anos e inferior aos 35 anos que não possuam habitação, tenham situação profissional ativa e apresentem baixos rendimentos.

Duas respostas sociais da maior relevância e pertinência no contexto atual, face aos valores elevados do mercado de arrendamento e o contexto de crise económica europeia.

As candidaturas para ambos os programas decorrem até 31 de janeiro e devem cumprir os requisitos inscritos no regulamento deste programa que podem ser consultados no site do Município, www.cm-sbras.pt no separador “Regulamentos e Normas”.

Para entrega de candidaturas e obtenção de mais informações, os interessados devem dirigir-se ao Centro de Apoio à Comunidade, sede dos serviços sociais do município, na Rua Serpa Pinto, n.º 29 ou contactar 289 840 020 / solidariedade@cm-sbras.pt .