Programa pedagógico ´Leite é boom’ da Mimosa celebra Dia da Criança e do Leite com 62 500 alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

Projeto promove a pedagogia alimentar, com enfoque nos lanches escolares, e abrange 518 escolas a nível nacional. A Mimosa reforça, nesta data, a importância do leite na alimentação dos mais pequenos, no crescimento saudável das crianças e no combate à obesidade infantil.

Amanhã, dia 1 de junho, mais de 500 escolas de todo o país vão celebrar o Dia Mundial do Leite e o Dia da Criança, numa grande festa virtual, no âmbito do programa pedagógico ‘Leite é Booom’ da Mimosa. A marca pretende reforçar, nesta data, a importância da presença do leite numa dieta saudável e equilibrada e, em particular, na alimentação das crianças. A iniciativa vai envolver 62 500 alunos e 3 500 professores que, ao longo do ano letivo, participaram de forma ativa nos desafios e ações propostas pelo projeto.

‘Leite é boooom’ é um programa pedagógico desenvolvido pela Mimosa,  destinado a pais , crianças e professores do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, que tem como objetivo promover a pedagogia alimentar e incentivar o consumo do leite como aliado na prevenção da obesidade infantil e excesso de peso. Com enfoque na qualidade dos lanches escolares e no importante papel que o leite e seus derivados assumem nas lancheiras dos mais pequenos, o projeto dá a conhecer, de forma divertida, o valor nutricional dos alimentos e os seus benefícios.

A promoção de hábitos alimentares variados e equilibrados desde cedo assume-se cada vez mais relevante, sobretudo numa altura em que a obesidade infantil é uma preocupação a nível mundial. “Os lanches das crianças têm um papel determinante na concentração escolar, na boa disposição e no controlo do apetite ao longo do dia. Dada a sua composição natural, o leite é um alimento capaz de fornecer ao organismo uma grande quantidade de nutrientes essenciais. Na companhia das frutas e dos cereais é uma solução fácil, versátil e que, de forma geral, agrada aos mais novos. Além disso, o leite é fácil de levar na lancheira e pode ser consumido com autonomia pelas crianças”, sublinha Fernanda Cruz, nutricionista no CNAM – Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa.

Ao longo do ano letivo, além da celebração de datas especiais como o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Leite e da Criança, o programa ‘Leite é boooom’ promove atividades diversas.  Neste ano, em particular, a aposta foram os ciclos de nutrição para pais e crianças, via digital, com jogos interativos e workshops de lanches saudáveis.

De forma lúdica, as crianças aprendem que o leite é uma excelente fonte de minerais, como o cálcio e o fósforo, bons para a saúde dos ossos e dentes; de magnésio, que contribui para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e muscular; e de zinco, que fortalece o sistema imunitário.  O leite é ainda rico noutros nutrientes indispensáveis ao organismo, tais como as proteínas lácteas de alto valor biológico, as vitaminas, designadamente Vitamina A e de Complexo B, e os eletrólitos, como o sódio, o potássio e o iodo. 

A Mimosa, comprometida em cuidar das famílias, reconhece que a escola é palco de promoção para a literacia em saúde e, nesse sentido, aposta em sensibilizar a comunidade educativa e encarregados de educação para a importância de uma alimentação equilibrada e para os  benefícios nutricionais do leite, em especial na fase de crescimento em que as crianças do ensino básico se encontram. O Programa Educativo ‘Leite é boooom’ foca-se nas crianças desta faixa etária, uma vez que é nesta altura que se educa o paladar e que se ganham hábitos e preferências alimentares”, explica Fernanda Cruz.

No dia 1 de junho, não sendo possível juntar as crianças numa grande festa do leite, todas as escolas receberam antecipadamente um kit festa que vai permitir a realização de atividades diversas ao longo do dia, como jogos e materiais para a pintura de um mural alusivo ao Dia Mundial do Leite e ao Dia da Criança, que será depois submetido a votação para a eleição do melhor mural. A Festa do Leite termina com um evento online, apresentado pelo embaixador do programa Francisco Garcia, e vai contar com uma peça de teatro protagonizada pela FAREDUCA, um momento de magia com Tiago Tomé, e uma atuação do cantor Filipe Gonçalves, que estará ao vivo no Colégio Refúgio dos Fidalguinhos, no Barreiro.   

A Mimosa e a comunidade escolar têm já uma longa história de educação alimentar que, nos últimos 20 anos, envolveu 10 mil escolas, mais de 1 milhão de alunos e quase 70 mil professores Mais informação no site do programa: https://www.leiteeboooom.mimosa.com.pt/