Praias de Vila do Bispo com Bandeira Azul e Qualidade Ouro

A Bandeira Azul e a bandeira “Qualidade de Ouro” voltaram a ser hasteadas nas praias de Vila do Bispo, conferindo assim mais um ano de excelência nas condições das nossas zonas balneares.

Cordoama, Castelejo, Tonel, Mareta, Martinhal, Ingrina, Zavial, Salema, Cabanas Velhas e Burgau são as 10 praias que conquistaram a Bandeiras Azul atribuída pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação e que atesta qualidade das águas balneares, das infraestruturas de apoio e das ações de informação e educação ambiental realizadas nas praias do concelho.

Já a bandeira de Qualidade Ouro, distinção atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, foi içada nas praias acima mencionadas e ainda nas Furnas, Beliche e Boca do Rio perfazendo um total de 13. Este galardão distingue a qualidade da água balnear das praias de portuguesas com base na informação pública oficial, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das Administrações Regionais Hidrográficas.

Paralelamente, a praia da Salema voltou a receber a bandeira «Praia Acessível – Praia para Todos», galardão atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) que distingue zonas balneares que apresentem condições de acessibilidade e serviços para pessoas com mobilidade condicionada.

Burgau, Ingrina, Salema e Zavial foram ainda classificadas como praias Zero Poluição pela Associação Ambientalista Zero. Uma Praia ZERO Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

A cerimónia do hastear destes galardões decorreu ontem, dia 4 de junho, nas praias do município e contou com a presença dos membros do executivo da Câmara Municipal de Vila do Bispo, presidentes das Juntas de Freguesia, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, delegado de Saúde de Vila do Bispo, representantes da Autoridade Marítima, da GNR,  da Agência Portuguesa do Ambiente ARH Algarve, entidade que faz a verificação dos critérios de qualidade para atribuição do galardão da Bandeira Azul, e nadadores salvadores.