Praias de Tavira voltam a hastear a Bandeira Azul

As praias do Barril e Terra Estreita (Santa Luzia), Ilha de Tavira (mar) e Cabanas (mar), voltaram a ser distinguidas com o galardão da Bandeira Azul. O anúncio foi feito, pela Associação Bandeira Azul da Europa, no dia 30 de abril, no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras.

Em 2024 foram atribuídas 440 Bandeiras Azuis das quais 398 em Praias, 19 em Marinas e 23 em Embarcações Ecoturísticas. Foram também reconhecidos 22 Centros Azuis (estruturas na praia ou na sua proximidade) onde se prestam informações e se desenvolvem ações de Educação Ambiental especificamente sobre a Bandeira Azul.

A campanha da Bandeira Azul iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education – FEE), com o apoio da Comissão Europeia, tem como objetivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro.

A atribuição é efetuada, anualmente, às praias, portos de recreio e embarcações turísticas que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto dos utentes, de informação e sensibilização ambiental.

As praias do Barril, Ilha de Tavira e Cabanas são detentoras da Bandeira Azul, desde 1987. Quanto à Terra Estreita, esta recebe o galardão desde 2008.

Mais Artigos