Portimão tem boas propostas desportivas para novembro

Futebol de formação, padel, basquetebol e ténis são algumas das modalidades programadas. 

O mês de novembro é marcado em Portimão pela realização de diversos eventos desportivos, como vem sendo habitual, nas modalidades de futebol, padel, beach ténis e basquetebol, entre outras, numa dinâmica que se prolongará até final do ano. 

Logo a abrir o mês, o Centro de Treinos Major David Neto e o Estádio da Restinga, em Alvor, recebem a terceira edição da U14 Portimão International Cup, torneio que reunirá alguns dos maiores clubes formativos do mundo e os talentos de amanhã, numa organização do Portimonense Sporting Clube, com o apoio do Município de Portimão. 

Participarão 28 equipas, mais oito do que em 2022, oriundas de Inglaterra, Países Baixos, Dinamarca, Itália, Estados Unidos da América, Hungria, Finlândia, Estónia, Espanha, Irlanda, Lituânia e Portugal, com destaque para Liverpool, Juventus, Fiorentina, Parma, Bétis de Sevilha, Crystal Palace, Derby County, Brondby, Los Angeles Galaxy ou New York City FC, sem esquecer o Sport Lisboa e Benfica, o Sporting Clube de Portugal, o Vitória Sport Clube, de Guimarães, o Portimonense Sporting Clube e o Grupo Desportivo e Recreativo Alvorense. 

No fim de semana de 4 e 5 de novembro disputa-se o Torneio Social Pares Mistos de Padel, aberto aos sócios e utentes do Complexo Municipal de Ténis e Padel de Portimão. 

A competição, jogada na modalidade de pares mistos, é organizada pelo Clube de Ténis e Padel de Portimão e tem entrada livre. 

Também nas mesmas datas, a Área Desportiva da Praia da Rocha vai ser palco de Campeonato Regional de Beach Tennis, por iniciativa da Associação de Ténis do Algarve e do recém-criado Clube de Beach Tennis de Portimão.

A prova destina-se a atletas federados e é disputada nas categorias de pares masculinos, pares femininos e pares mistos. 

A Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno agendou para 12 de novembro, na zona ribeirinha de Portimão, uma prova do Circuito Nacional Laser Run Tour. 

A atividade, que decorrerá junto ao edifício da antiga lota, constitui a mais recente e original criação da União Internacional de Pentatlo Moderno, integrando as disciplinas de corrida e tiro laser num formato contínuo intercalado.  

O principal desafio é articular a vertente física/atlética da corrida com a vertente técnica/mental do tiro a laser, podendo participar atletas de todas as idades. 

Também nesse dia, será disputado no Pavilhão Desportivo da Boavista uma partida de basquetebol entre o Portimonense e o Vitória de Guimarães, a contar para a Taça Hugo dos Santos. 

Organizado pela Federação Portuguesa de Basquetebol, esta competição oficial foi conquistada na mais recente edição pelo Sporting Clube de Portugal. 

A nível do ténis, destaque para o 34º Open Cidade de Portimão, que conta para o ranking nacional sénior e receberá tenistas de todo o país entre os dias 17 e 19 novembro. 

Marcada para o Complexo Municipal de Ténis e Padel de Portimão e com entrada livre, esta é a mais antiga competição oficial organizada pelo Clube de Ténis e Padel de Portimão. 

Por sua vez, a seleção nacional masculina de futebol de praia voltou a escolher Portimão para dois estágios, o primeiro dos quais entre 20 e 22 de novembro e o segundo de 18 a 20 de dezembro. 

Ambos os estágios terão lugar na Área Desportiva da Praia da Rocha, com treinos e jogo de preparação, que integram o plano de preparação definido até ao final do ano pela Federação Portuguesa de Futebol.  

Já o fim de semana de 25 e 26 de novembro será preenchido pelo Torneio Social Solidário de Padel CTPP, a decorrer no Complexo Municipal de Ténis e Padel de Portimão. 

Com entrada livre, esta prova também é organizada pelo Clube de Ténis e Padel de Portimão, sendo aberta aos sócios e utentes e disputada na modalidade de pares mistos. 

É ainda de sublinhar no âmbito desportivo a cerimónia de entrega dos galardões de Município Amigo do Desporto e das Autarquias Solidárias, marcada para as 15h00 de 13 de novembro no café-concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, onde deverão participar quatro dezenas de municípios a sul do Tejo. 

Toda esta dinâmica desportiva terá continuidade em dezembro, com realce para alguns eventos, como a tradicional Gala de Homenagem aos Campeões Portimonenses (dia 8, no Portimão Arena), a final nacional do concurso “Portugal a Dançar” (dia 10, também no Portimão Arena) e Marcha Corrida “Dia da Cidade” (dia 10, na tapada da Penina). 

Mais Artigos