Portimão presta homenagem aos centenários do concelho no âmbito do Mês da Pessoa Maior de Idade

Como já vendo sendo habitual, o Município de Portimão vai homenagear esta sexta-feira, 20 de outubro, quatro dos 11 centenários identificados no concelho, promovendo um almoço de confraternização na sala de descabeço do Museu de Portimão.

A iniciativa integra o programa do Mês da Pessoa Maior de Idade, promovido pela autarquia ao longo de outubro e repleto de propostas dirigidas às pessoas que vivem a idade maior, com o objetivo de celebrar o processo de envelhecimento de forma inovadora, intergeracional e criativa.

Marcará presença no almoço o mais veterano de todos os centenários de Portimão, um senhor com 105 anos festejados em julho passado e ainda autónomo.

Dos centenários de Portimão, alguns vivem na casa de familiares, estando a maioria distribuída pelo Centro de Apoio a Idosos de Portimão, Aldeia de S. José de Alcalar e Santa Casa da Misericórdia de Alvor.

Reconhecimento e carinho

Este Mês Da Pessoa de Idade Maior é preenchido por um vasto conjunto de atividades direcionadas aos seniores residentes no concelho, celebrando o processo de envelhecimento de forma positiva e natural, como forma de agradecimento público pela sabedoria dos ensinamentos e conselhos das pessoas de idade maior e pelo seu trabalho desenvolvido em prol da comunidade.

A programação, que começou no dia 1 e se prolonga até 31 de outubro, é consequência natural da importante intervenção autárquica nesta vertente social, ao promover e apoiar diversos projetos que abrangem todos os aspetos associados à prevenção da saúde e bem-estar da pessoa de idade maior.