Portimão convida residentes e turistas a celebrar em família uma Páscoa doce e alegre

Entre 1 e 9 de abril, haverá núcleos de animação no Largo da Mó, na Praça da República, no Jardim 1º de Dezembro e no Jardim Visconde Bívar.

Entre 1 e 9 abril, a cidade de Portimão celebrará a Páscoa com a recriação de diversos núcleos de atração inspirados nesta época festiva, conciliando a tradição com a alegria da celebração em ambiente familiar.

Através de um apelativo conjunto de propostas, as seculares tradições pascais serão marcadas em Portimão por um programa pautado pela liturgia e pela animação, rumo ao Domingo de Páscoa, com manifestações de fé e animação dirigidas a miúdos e graúdos, envolvendo não só a comunidade local, como quem estiver de visita ao município nesta quadra festiva.

Sob o mote “Viva a Páscoa em Portimão 2023”, serão proporcionados nove dias repletos de motivos de interesse, com vivências doces e alegres em vários locais emblemáticos do centro da cidade, com destaque para a popular Caça aos Ovos, o Coelhinho da Páscoa e o Mercadinho de Páscoa.

No que toca aos espaços públicos, o Largo da Mó será um dos polos a visitar, atraindo os residentes e turistas com o Cesto Gigante repleto de ovos coloridos, onde poderão ser registadas as boas memórias pascais.

Na Praça da República, a animação será garantida com passeios no Carrossel e as experiências de adrenalina motivadas pela Pista de Karts, sem esquecer o photospot para “selfies” dentro de um Ovo Gigante da Páscoa, que poderão ser registadas diariamente, das 15h00 às 21h00.

Entre 1 e 9 de abril, haverá um Mercadinho da Páscoa dinamizado pela Teia D`Impulsos” no Jardim 1º de Dezembro, composto por casinhas destinadas a pequenos negócios de artesanato em crochê e macramê para decoração, além de uma mostra de produtos locais, com destaque para o vinho, os queijos e a doçaria alusiva à época, estimulando desta forma o património e a nossa cultura regional.

O espaço, visitável das 15h00 às 21h00, contará com dois mega corações perfeitos e merecedores de registos fotográficos para mais tarde recordar, um baloiço de encantar e ainda animação diária com pequenas performances musicais.

No fim de semana prolongado da Páscoa, entre 7 e 9 de abril, os meninos e as meninas até aos 12 anos de idade poderão participar, das 15h00 às 19h00, na atividade “Caça aos Ovos” no Jardim Visconde Bívar e conhecer ao vivo e a cores o Coelhinho da Páscoa e o seu trono.

Esta caça aos ovos de chocolate trará surpresas para todos os participantes, bastando aos interessados em participar fazer a respetiva inscrição no próprio dia e no local.

Em complemento, irá realizar-se o Concerto de Páscoa a cargo da Orquestra do Algarve, agendado para as 21h00 de 8 de abril no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, devendo os bilhetes ser adquiridos na bol.pt e nos locais habituais.

Referência especial para o programa litúrgico que pautará a Semana Santa e se distribuirá pela Paróquia de Nª Srª da Conceição – Matriz de Portimão, Paróquia da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande, Paróquia do Divino Salvador de Alvor, Paróquia da Igreja de Montes de Alvor, Paróquia da Igreja Igreja de Sto. André -Penina e Paróquia da Nª Srª do Amparo, além do Vicariato da Pedra Mourinha, através da realização de vigílias pascais, eucaristias, missas e procissões.

Todas as atividades da iniciativa “Viva a Páscoa em Portimão 2023” têm entrada livre, cabendo a organização à Câmara Municipal.