Portimão associa-se ao Urbinat e à Network Nature para criar polo de “Nature-based Solutions”

26, 27 e 28 de janeiro – Museu de Portimão

URBiNAT é um projeto que se caracteriza por implementar uma regeneração urbana inovadora e inclusiva, a partir da co-construção e co-implementação de soluções baseadas na natureza, envolvendo a comunidade local. 

Em conjunto com a NetworkNature e com o apoio do Município de Portimão, o URBINAT vai lançar um Hub de Soluções Baseadas na Natureza (NBS – Nature Based Solutions).

O NBS HUB Portugal é um espaço de encontro que reúne especialistas em Soluções Baseadas na Natureza, cidadãos, municípios, associações, investigadores, empresas e profissionais e visa ser uma plataforma de partilha de boas práticas e conhecimentos.

O objetivo é promover uma cidadania ativa através da participação para o reconhecimento da importância das Soluções Baseadas na Natureza, bem como a criação de redes cooperativas para a implementação de boas práticas em todo o território nacional, nomeadamente através do acesso às linhas de financiamento europeias e mundiais.

A natureza deve ser o centro da construção de ecossistemas cooperantes entre cidadãos, instituições de governação, associações, academia, empresas e profissionais que promovam o desenvolvimento sustentável dos territórios e da humanidade. A nossa saúde e bem-estar dependem, assim, de abordagens integradas e integradoras. As NBS procuram a proteção, regeneração e a valorização dos ecossistemas, assim como o seu desenvolvimento e gestão sustentáveis.

A CCDR Algarve -Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social do Algarve, fazem parte da equipa de desenvolvimento do projeto.

De igual modo, Américo Mateus, é um dos responsáveis pelo desenho do Processo de Design Participativo do projeto Europeu URBiNAT, tendo liderado a tarefa de desenvolvimento do manual do processo participativo. Américo Mateus é docente do curso de Design e diretor do mestrado de Design para a Economia Circular do ISMAT em Portimão.

Portimão associa-se a este projeto, visando criar oportunidades de cooperação local em torno do ambiente e da sustentabilidade.

As inscrições (gratuitas) deverão ser efetuadas através do link: https://www.eventbrite.com/e/taste-of-nbs-an-experience-of-nature-based-solutions-eu-projects-tickets-483877790497 

PUBLICIDADE