A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Portimão, deteve um homem de 35 anos pela presumível autoria de quatro crimes de incêndio florestal, ocorridos nos dias 18 e 26 de agosto, nos concelhos de Portimão e Lagos.
De acordo com a PJ, os focos de incêndio foram registados nas localidades de Casais (Monchique), Vale da Ribeira, Arão e Canafachal — estes últimos nas imediações do Autódromo Internacional do Algarve —, bem como em Bensafrim, no concelho de Lagos.
O suspeito terá recorrido a chama direta para iniciar os fogos, em zonas compostas por mato rasteiro, árvores de pequeno porte e canaviais. Os crimes foram praticados entre as 14h30 e as 16h00, período do dia em que se registavam temperaturas mais elevadas e humidade relativa mais baixa, circunstâncias que aumentam o risco de propagação das chamas.
A rápida atuação dos Bombeiros, associada ao alerta precoce dado por populares, foi determinante para evitar consequências mais graves.
Segundo a investigação, o homem deslocava-se num motociclo pertencente a um familiar, o que lhe permitiu movimentar-se rapidamente entre os locais incendiados e abandonar as áreas pouco depois de atear o fogo.
A investigação contou com a colaboração do Grupo de Trabalho para a Redução das Ignições em Espaço Rural do Sul, que integra a PJ, a GNR e o ICNF. A recolha de elementos probatórios permitiu a identificação e detenção do suspeito, cuja motivação permanece por apurar.
Sem antecedentes criminais por factos da mesma natureza, o detido será presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Portimão, para aplicação das medidas de coação consideradas adequadas. O inquérito encontra-se a cargo do Ministério Público.










