Pescador deteta embarcação de alta velocidade suspeita e à deriva perto da Ponta da Piedade, no concelho de Lagos, alerta autoridades e Polícia Marítima procede à sua apreensão, já vazia

O caso, ocorrido na quinta-feira, de manhã, dia 09 de Janeiro, surge cerca de uma semana após terem sido encontrados por elementos da Polícia Marítima 81kg e 120kg de haxixe em praias e no mar nas zonas de jurisdição dos comandos locais de Faro e Portimão, respetivamente.

José Manuel Oliveira

Uma semana depois de ter sido encontrado, por elementos da Polícia Marítima, um total de 201 kg. de haxixe em praias e no mar dos concelhos de Faro e Portimão, como o ‘Litoralgarve’ noticiou, foi apreendida, na manhã de quinta-feira, dia 09 de Janeiro, uma embarcação de alta velocidade e à deriva a cerca de 5,5 milhas, correspondente a, aproximadamente, 10,2 quilómetros, a sudoeste da Ponta da Piedade, situada na área do município de Lagos. Contudo, não estava ninguém, nem havia droga no seu interior.

Elementos da Unidade Central de Investigação Criminal da Polícia Marítima procedem a averiguações

Em comunicado, divulgado nesta sexta-feira, 10/01/2025, o Gabinete de Imagem e Relações Públicas da Autoridade Marítima Nacional, explica que, “na sequência de um alerta recebido pelas 11h00, através de um pescador que se encontrava nas proximidades, a informar para uma embarcação à deriva, deslocaram-se para o local elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Lagos e tripulantes da Estação Salva-vidas de Sagres.”

Ao mesmo tempo, “foram ativados elementos da Unidade Central de Investigação Criminal da Polícia Marítima e informados o Comando Regional da Polícia Marítima do Sul e a Polícia Judiciária”, acrescenta. 

Foi acompanhada “para um local em terra” por tripulantes da embarcação Salva-Vidas da Estação de Sagres do Instituto de Socorros a Náufragos

Quando os elementos da Polícia Marítima de Lagos chegaram junto da embarcação, considerada suspeita e à deriva, “constataram que não se encontravam tripulantes a bordo, nem produto estupefaciente”, esclarece o comunicado da Autoridade Marítima Nacional. Por sua vez, os tripulantes da embarcação Salva-Vidas da Estação de Sagres do Instituto de Socorros a Náufragos acompanharam aquela embarcação para um local em terra, o qual não foi mencionado no comunicado. O Comando Local da Polícia Marítima de Lagos tomou conta da ocorrência.

Embarcação de alta velocidade poderá ter chegado à costa algarvia, proveniente de Marrocos, do Norte de África

De acordo com informações recolhidas pelo ‘Litoralgarve’, a embarcação de alta velocidade, abandonada e agora apreendida pelas autoridades, poderá ter chegado à costa algarvia em apenas cinco horas, com o objectivo de proceder à descarga de droga, proveniente de Marrocos, do Norte de África.

Como referimos no início desta notícia, na passada semana, na sequência de ações de reforço de vigilância e patrulhamento diárias, devido ao agravamento das condições oceanográficas, elementos da Polícia Marítima dos comandos locais de Faro e Portimão encontraram e apreenderam 81Kg e 120Kg, respetivamente, nos areais de praias e no mar. Se essa quantidade de droga tivesse chegado ao mercado de consumo de estupefacientes poderia ter rendido mais de setecentos mil euros a traficantes, segundo apurou o nosso Jornal.