Na primeira quinzena do mês de Janeiro de 2025, terá lugar a tomada de posse dos novos dirigentes dos órgãos sociais da instituição.
José Manuel Oliveira

Joaquim Pedro Martins Parreira Cruz, de 71 anos, é o novo Provedor da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, na sequência das eleições para os órgãos sociais da instituição, no próximo mandato 2025/2028, que se realizaram no passado sábado à tarde, dia 07 de Dezembro de 2024, na sua sede, situada nas instalações do Lar Rainha Dona Leonor, nesta cidade.
Por seu turno, José Joaquim Azevedo Correia foi eleito presidente da Mesa da Assembleia Geral, substituindo no cargo Márcio Filipe Santos Viegas (que passa a ser um dos vice-provedores da Mesa Administrativa), enquanto Paulo Alexandre Costa Menezes Toste é o novo presidente do Conselho Fiscal.
A tomada de posse dos novos dirigentes dos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lagos deverá ter lugar na primeira quinzena do mês de Janeiro de 2025.
Compareceram apenas 81 votantes, numa eleição que “decorreu dentro da normalidade”, notou, ao ‘Litoralgarve, Pedro Cruz, referindo que a afluência foi “mais ou menos como há quatro anos”
Num total de 81 votantes que compareceram a estas eleições, a lista A, única submetida a sufrágio, contou com 68 votos, tendo-se registado sete em branco e seis nulos. “A eleição decorreu dentro da normalidade”, observou, em declarações ao ‘Litoralgarve’, Joaquim Pedro Cruz, que, ao ser confrontado com a pouca participação dos associados (Irmãos, como são designados na Santa Casa da Misericórdia), notou que houve “uma lista única” e afluência às urnas “foi mais ou menos como há quatro anos.” “Temos muitos sócios, mas pagantes não são muitos”, acrescentou.
Demissão do provedor Fernando Graça (‘Nani’), a pouco tempo do final deste mandato, obrigou Pedro Cruz a assumir o cargo
Curiosamente, Pedro Cruz é o associado mais antigo (Irmão nº. 614), agora eleito provedor na lista para a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Lagos. Sucede, no cargo, a Fernando Graça, conhecido por ‘Nani’, desde os tempos em que foi futebolista do Clube de Futebol de Esperança de Lagos. Fernando Graça demitiu-se recentemente e a pouco tempo do final deste mandato, do cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, após polémicas precisamente com Joaquim Pedro Cruz (que, entretanto, teve de assumir essas funções, já que era vice-provedor), além de padecer de graves problemas de saúde, como o ‘Litoralgarve’ apurou.
Nasceu em Angola, trabalhou como bancário e foi presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião de Lagos (agora Freguesia de São Gonçalo de Lagos) durante três mandatos consecutivos, como independente, na lista do PS
Natural de Dombe Grande (Benguela), Angola, Joaquim Pedro Martins Parreira Cruz reside em Lagos há 68 anos e trabalhou como funcionário bancário. Além de ter exercido várias funções em diversas instituições, desempenhou o cargo de presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião de Lagos (agora Freguesia de São Gonçalo de Lagos), como independente na lista do Partido Socialista, durante três mandatos consecutivos, desde 16 de Dezembro de 2001 até 29 de Setembro de 2013.










