Pedra Dura – Festival de Dança do Algarve quase a chegar a Lagos

Lagos vai acolher um novo festival dedicado ao universo da dança contemporânea. O PEDRA DURA – Festival de Dança do Algarve apresenta-se como uma falha geológica que fará abanar a criação artística da região. Diferentes gerações de artistas têm encontro marcado com o público de 10 a 13 de novembro. 

Este não será um festival reservado apenas à apresentação de espetáculos. O programa contará também com a projeção de filmes, DJ sets, masterclasses, palestras e ainda uma observação noturna do céu.

E para que as surpresas surjam logo de início, é precisamente com cinema que se fará a abertura do festival. Marco Martinsapresenta um retrato do Ballet Gulbenkian com o documentário “Um corpo que dança – Ballet Gulbenkian 1965-2005”.

Depois, a programação do Pedra Dura conta com Ana Borralho & João Galante, que nos impelem a estarmos juntos, em “Estrelas Cadentes (Metal e Melancolia)”. Através de uma oficina-espetáculo, Madalena Victorino, Beatriz Marques Dias e Ana Raquel levam o poder da imaginação a salas de aula de escolas lacobrigenses. A construção de uma identidade surge em “Atlas da Boca”, de Gaya de Medeiros, onde dois corpos trans acrescentam narrativas. Duarte Valadares evoca, em “Rubble King”, a presença cada vez mais clara de um artificial inteligente. Sofia Dias & Vítor Roriz procuram pontos de vertigem no espaço através de uma câmara direcionada ao interior em “Escala Reduzida”. 

A coreógrafa Amélia Bentesdará ainda uma masterclass e o Centro Ciência Viva de Lagosjunta-se ao festival através de uma palestra inovadora sobre estrelas cadentes, com o astrónomo Máximo Ferreira, e de uma observação do céu, na noite de dia 12 de novembro, no Forte da Ponta da Bandeira. 

E porque um festival de dança não se deve fazer sem se dançar, o público poderá dar movimento ao corpo nos DJ Sets de Sónia Trópicos, Pashon Froot e João Pissarro.

O Pedra Dura – Festival de Dança do Algarve conta com a direção artística de Daniel Matos eJoana Duarte. A produção é da CAMA a.c., contando com o apoio da Câmara Municipal de Lagos.