Passeios na História de Tavira – O Mestre de Santiago e Tavira: A conquista e o túmulo

No âmbito do programa “Passeios na História de Tavira”, o Museu Municipal promove, no dia 15 de junho, pelas 10h30, a atividade intitulada “O Mestre de Santiago e Tavira: A conquista e o túmulo”.

Sob a orientação do Professor Doutor Luís Filipe Oliveira, esta iniciativa tem como foco o período medieval em Tavira e o Mestre Paio Peres Correia, figura com forte relação com a cidade, por ter coordenado a conquista de Tavira e do Algarve aos mouros, como registou a “Crónica Geral de Espanha” de 1344, mas também por Tavira ser uma das povoações que reclama a posse da sua sepultura e do seu corpo.

A análise destes temas e dos problemas associados será o objeto principal da atividade, havendo ainda oportunidade para conhecer novos dados trazidos pelas obras de restauro na Igreja de Santa Maria.

Luís Filipe Oliveira é licenciado em História, pela Universidade de Lisboa, e Doutor em História Medieval, pela Universidade do Algarve, onde leciona na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

“Passeios na História de Tavira” têm como finalidade dar conhecer o passado da cidade e do concelho, a paisagem, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.

Os interessados em participar (máximo de 30 pessoas) devem inscrever-se, até 13 de junho, através da ligação:

https://forms.gle/wV6kKxyq2HfJWYiP9 + Info:
Divisão de Turismo, Património e Museus do Município de Tavira
Tel.: 281 320 545/568
E-mail: museumtavira@gmail.com
Apoio: Paróquia de Tavira