Painéis de S. Vicente em destaque na Conferência e Workshop do  projeto Magallanes_ICC

As próximas atividades da DRCAlg, no âmbito do projeto Magallanes_ICC, decorrerão em Lagos, nos dias 30 de setembro e 6 de outubro. respetivamente, e convidam a revisitar os Painéis de São Vicente, para abordar a sociedade no tempo da expansão marítima portuguesa.

Carla Alferes Pinto convida, no dia 30 de setembro, a uma viagem para “Revisitar os Painéis de S. Vicente: Um olhar sobre o vestuário no tempo dos descobrimentos”, em Lagos, no Auditório dos Paços do Concelho do Séc. XXI, entre as 17h30 e as 19h30.

Esta obra paradigmática da pintura e da representação social de Portugal no final do século XV oferece a possibilidade de observar uma extraordinária galeria de vestuário, com suas formas, cores, matérias e adornos, que abre a porta para explorar os segredos do guarda-roupa feminino e masculino dos nobres da época. Como eram as suas vestes? Que tecidos usavam? É possível perceber as cores predominantes? E quanto às jóias e outros adornos? Estas serão algumas das principais questões que abrirão algumas portas para melhor compreender a sociedade da época.

Além do próprio interesse do tema, capaz de prender a atenção de estudantes ou investigadores na área de história e cultura, a Direção Regional de Cultura do Algarve pretende com mais esta atividade de divulgação histórica, promovida no âmbito do projeto Magallanes_ICC, atrair um sector mais alargado das indústrias culturais e criativas, composto por artistas de diferentes áreas.

Esta transferência de conhecimento científico para o sector cultural e criativo procura impulsionar a criação de uma oferta cultural inovadora, ligada ao tema da “participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI”, no território dos Lugares de Globalização (concelhos de Lagos, Monchique, Vila do Bispo, Aljezur e Silves), valorizando os recursos do seu património cultural.

 No dia 6 de outubro, tendo como mote o conhecimento histórico partilhado na conferência de dia 30, e a sua relação com o território, a designer Alexandra Santos terá a oportunidade de apontar alguns caminhos para utilizar a história como elemento ativo neste processo criativo, em mais uma oficina de design territorial onde se trabalha o processo de construção de um produto cultural e criativo ligado à identidade do território e suscetível de ser explorado financeiramente.

As sessões contam também com o apoio logístico da Câmara Municipal de Lagos.

A participação na conferência é gratuita, mas aconselha-se a inscrição prévia para efeitos de gestão da atividade. No caso da oficina criativa, a inscrição é obrigatória. Os interessados podem contactar a organização através do endereço algarve.magallanesicc@gmail.com ou do nº 964 782 462.

O projeto Magallanes_ICC é um projeto de cooperação transfronteiriça, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

PUBLICIDADE