“Ouvir e ler faz-te crescer!”: Sessão “Não há som sem movimento – tudo é ritmo”

No âmbito do projeto “Ouvir e ler faz-te crescer!”, realiza-se, no dia 21 de outubro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a sessão “Não há som sem movimento – tudo é ritmo” pelo animador/formador Sérgio de Almeida.

Nas primeiras fases de vida, os bebés estão, particularmente, recetivos a sons, melodias, vocábulos, ritmos e cadências. Nesta atividade serão utilizados alguns instrumentos tradicionais e sonoridades ancestrais, através de uma abordagem educativa e pedagógica à música étnica. Instrumentos como o tama, a arpa africana, o khrin, a tinarra, o didgeridoo, o djembé, entre outros, permitirão recriar, harmoniosamente, uma sequência de sons da natureza e brincar com as palavras, proporcionando um momento agradável de descoberta musical, consciência corporal e sentido rítmico.

A iniciativa, com duração aproximada de 45 minutos, destina-se a crianças até aos 3 anos (máximo de 10 inscrições), acompanhadas por um adulto.

No seguimento deste projeto está agendada, ainda, para dia 18 de novembro mais uma ação.

As sessões permitirão a descoberta e a aprendizagem lúdica, explorando a imaginação e motivando as crianças e os seus familiares por forma a criar hábitos regulares de leitura.

A leitura é um processo de construção, sendo fundamental acompanhar as crianças neste percurso. A primeira infância é considerada uma etapa de extrema relevância no desenvolvimento humano (cognitivo, motor, emocional e social), sendo a leitura uma competência essencial.