Os 10 jogadores com mais jogos pelo Almancilense no Campeonato de Portugal

Fundado a 20 de maio de 1935 (data reconhecida pela Associação de Futebol do Algarve), a Sociedade Recreativa Almancilense tornou-se presença habitual nas competições nacionais no final da década de 1980.

Desde 1988-89 que o emblema algarvio somou 15 participações na antiga III Divisão Nacional e três no Campeonato de Portugal. Em termos de Taça de Portugal, o melhor que conseguiu foi atingir a 4.ª eliminatória em 1991-92 e 2004-05.

Ao longo da sua história, passaram pelo clube do concelho de Loulé jogadores como Manoel (ex-Sporting), Cavungi (ex-Benfica), Mário Wilson Jr. (ex-Benfica), Rui Cerdeira (ex-Sporting), Augusto (ex-Benfica) e Idalécio (ex-Sp. BragaFarenseNacional e Rio Ave), além de Jorge Jesus, que terminou a carreira de futebolista precisamente em Almancil, em 1989-90.

Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Almancilense no Campeonato de Portugal.

10. Anselmo (32 jogos)

Disputou o mesmo número de jogos de Sele Davou, mas amealhou mais 372 minutos em campo – 2406 contra 2034.

Defesa central brasileiro que chegou a jogar na I Liga ao serviço do Olhanense, passou também por Santa ClaraFarense e Moura antes de chegar pela primeira vez ao Almancilense no verão de 2015.

Em 2015-16 atuou em 17 jogos (14 a titular) no Campeonato de Portugal, ajudando o conjunto do concelho de Loulé a assegurar a permanência.

A época seguinte foi iniciada no Armacenenses, mas em janeiro de 2017 regressou a Almancil, tendo somado mais 15 partidas (14 como titular) e um golo no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores até janeiro de 2018, quando se mudou para o Castrense.

9. Raul Carminho (34 jogos)

Extremo natural de Loulé, concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior ao serviço do Louletano, de onde saiu para o Almancilense no verão de 2015.

Em meia época disputou seis jogos (um a titular) no Campeonato de Portugal antes de regressar ao Louletano no início de 2016.

No entanto, na época seguinte regressou a Almancil para atuar em 28 partidas (25 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, ajudando a equipa a assegurar a permanência.

No verão de 2017 voltou uma vez mais ao Louletano.

8. Matheus Rodrigues (37 jogos)

Lateral/médio direito brasileiro, entrou no futebol português pela porta do Estrela de Portalegre em 2014-15, tendo rumado para o Almancilense na época seguinte.

Em dois anos no emblema do concelho de Loulé amealhou 37 encontros (32 a titular) e um golo no Campeonato de Portugal, ajudando a equipa a assegurar a permanência.

Após as duas temporadas em Almancil esteve um ano parado, voltando ao futebol em 2018-19 para representar os 11 Esperanças.

7. Fábio Marques (39 jogos)

Extremo com larga experiência nos campeonatos nacionais e que chegou a jogar na I Liga com a camisola do Olhanense, passou também por Lusitano VRSABeira-Mar de Monte GordoMafraLouletanoFarense e Moura antes de ingressar no Almancilense no verão de 2015.

Em ano e meio em Almancil amealhou 39 partidas (31 a titular) e 12 remates certeiros no Campeonato de Portugal, ajudando a equipa a assegurar a permanência.

No início de 2017 assinou pelo Moncarapachense.

6. Diogo D’Avila (42 jogos)

Ponta de lança que tem feito toda a carreira no Algarve, fez toda a formação e os primeiros anos de sénior no Louletano, tendo depois passado pela equipa de futsal do Boliqueime e pelo Farense B antes de ingressar no Almancilense no verão de 2015.

Em duas épocas em Almancil amealhou 42 jogos (24 a titular) e cinco golos no Campeonato de Portugal, ajudando a equipa a assegurar a permanência.

No verão de 2017 transferiu-se para o Moncarapachense.

5. Bruno Silva (46 jogos)

Lateral esquerdo internacional jovem português que jogou ao lado de André Almeida, André Martins, Rui Fonte, Mário Rui, Cédric Soares, Wilson Eduardo e Pedro Mendes nas camadas jovens do Sporting, passou por Tourizense, Esperança de LagosSertanenseMoura e Marítimo (equipas B e C) antes de assinar pela primeira vez pelo Almancilense no verão de 2015.

Em 2015-16 atuou em 19 partidas (18 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou dois golos, diante de Lusitano VRSA e Atlético de Reguengos.

A época seguinte foi iniciada no Louletano, mas no início de 2017 regressou a Almancil para somar mais 27 encontros (24 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores ao longo de ano e meio, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Algarve em 2017-18.

No verão de 2018 mudou-se para o Ferreiras, mas em 2019-20 voltou a representar o Almancilense.

4. Joel Rosária (48 jogos)

Guarda-redes que concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior no Louletano, passou por Juventude Campinense e Quarteirense antes de chegar ao Almancilense no verão de 2015.

Em duas temporadas em Almancil totalizou 48 partidas e 57 golos sofridos, ajudando a equipa a assegurar a permanência.

No verão de 2017 deu o salto para o Leixões, mas não ficou no plantel do conjunto de Matosinhos e regressou ao Quarteirense.

3. Fábio Teixeira (57 jogos)

Defesa central/médio defensivo de baixa estatura (1,78 m) que chegou a jogar pelo Farense na I Liga em 2001-02, passou também por Desp. BejaOperário LagoaLouletanoQuarteirense e Culatrense antes de assinar pelo Almancilense no verão de 2015.

Em duas temporadas em Almancil amealhou 57 partidas (56 a titular) e seis golos no Campeonato de Portugal, ajudando a equipa a assegurar a permanência.

No verão de 2017 foi um dos vários jogadores que rumaram ao Moncarapachense.

2. João Vila (58 jogos)

Médio ofensivo natural de Lisboa, concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior no Louletano, tendo também passado por QuarteirenseJuventude Campinense e Farense antes de ingressar no Almancilense no verão de 2016.

Em duas temporadas em Almancil totalizou 58 partidas (57 a titular) e seis golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Algarve em 2018.

Após a descida de divisão transferiu-se para o Moncarapachense.

1. Atabu (63 jogos)

Lateral direito/médio centro guineense há muito radicado em Portugal, concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior no Louletano, tendo posteriormente passado por Juventude CampinenseLagoaFarense e Operário Lagoa, assim como pelo Lusitanos de Andorra, antes de ingressar pela primeira vez no Almancilense no verão de 2015.

Nessa primeira passagem por Almancil totalizou 35 partidas (32 a titular) e dois golos no Campeonato de Portugal, antes de se transferir para o Armacenenses em janeiro de 2017.