Open call | 30 novembro a 3 dezembro – palácio gama lobo, loulé

Vai acontecer no próximo dia 30 de Novembro e até 3 de Dezembro no Palácio Gama Lobo, em Loulé, a Open Call – Laboratório Artístico: “Feminismo(s) – Instrumento para uma nova Democracia, dirigida a todas as Mulheres (cis, trans), pessoas não-binárias ou em questionamento que se identifiquem com uma perspectiva feminista.

Esta Open Call está integrada no leque de atividades do processo de investigação para a criação do segundo espetáculo da Trilogia da Teoria do Pessimismo, espetáculo MEMO a estrear em 2024, cuja lente focará a opressão de género como um dos perigos que ameaçam a nossa Democracia.

A Open Call tem como propósito promover uma reflexão ativa sobre a utilização do Feminismo Interseccional como instrumento de mudança na vida quotidiana de todas as mulheres. Pretende encorajar Mulheres a explorar diversas linguagens (performance, som, cinema e palavra) para expressar e compartilhar as suas perspectivas.

Esta actividade vai abordar como o feminismo não é sobre como fazer os homens partilharem as tarefas domésticas ou como as mulheres podem, à semelhança dos homens, aceder ao Poder para usufruto do Eu. Os tópicos de discussão são contínuos: diversidade, interseccionalidade, relações de poder, opressão de género, contraceção, acesso à saúde, desigualdade salarial, licença parental, imigração, discriminação, habitação, violência e assédio, emergência climática, segurança alimentar, educação, entre outros.

Sonhando com um futuro diferente, pretende abordar os pilares da mudança que devem ser incorporados no movimento feminista. É um grito de exaustão e um voto de confiança de que tempos melhores são possíveis.

Para participar, as pessoas interessadas devem submeter:

– Uma carta de apresentação / nota biográfica até 250 palavras;

– Um texto original (qualquer género literário) que seja um “grito”, um que atravessa janelas e paredes sobre o nível de opressão e silenciamento a que se sente sujeita no seu dia-a-dia;

A Open Call aceita textos em qualquer língua, mas é recomendável que, se possível, sejam submetidos em Português.

As submissões serão aceites até dia 20 de Novembro. A seleção será comunicada até dia 25 de Novembro.

As pessoas selecionadas serão convidadas a participar na experiência que decorrerá de 30 de Novembro a 3 de Dezembro em Loulé. Durante este período, terão a oportunidade de apresentar e discutir os seus trabalhos.

Mais Artigos