Ombria apoia projeto de Acolhimento Familiar no Algarve através de uma iniciativa promovida pela Fundação António Aleixo/AIPAR e o ALUT

No âmbito da 6ª edição do ALUT, o Ombria, empreendimento turístico-residencial sustentável, patrocinador da ATR – Associação Algarve Trail Running, apoia a campanha de angariação de fundos promovida pela Fundação António Aleixo, a Associação de Proteção à Rapariga e à Família (AIPAR) e a ATR. Uma iniciativa que decorre entre os dias 30 de novembro e 31 de dezembro.

 

Em Portugal existem 6 369 crianças acolhidas e destas apenas 3,5% estão inseridas em famílias de acolhimento. No que diz respeito à realidade da região do Algarve, das 308 crianças em acolhimento residencial, apenas 4 encontram-se em famílias de acolhimento.

A campanha de angariação de fundos pretende ajudar a Fundação António Aleixo e a AIPAR na divulgação da resposta social Acolhimento Familiar no Algarve, cujo objetivo é promover o acolhimento familiar, no distrito de Faro, de crianças dos 0 aos 18 anos.

No âmbito da prova ALUT, que decorre entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro de 2023, o atleta farense, Filipe Conceição, apadrinha a campanha de angariação de fundos no site GoFundMe: https://gofund.me/4551ba99. O valor angariado permitirá à Fundação Aleixo e à AIPAR publicitar a resposta social do Acolhimento Familiar.

Localizado a 7 km a norte de Loulé, o Ombria é pioneiro de uma nova geração de empreendimentos de baixa densidade de construção, em que a sustentabilidade, o meio ambiente e o apoio à natureza e património local são prioridades. O projeto será um fator de desenvolvimento sustentável, de contribuição para a redução da sazonalidade no Algarve e de novas oportunidades para a população local.

Sobre a Fundação Aleixo:

A Fundação António Aleixo é uma instituição privada criada em Loulé em maio de 1995, sem fins lucrativos e de utilidade pública, com objetivos de carácter social, cultural, artístico e científico. Desenvolve atividades de intervenção, através do combate aos problemas da comunidade. Os seus principais objetivos são: erradicar as desigualdades sociais e melhorar o nível de vida das pessoas e famílias; prevenir a dependência e promover a autonomia; prestar cuidados físicos e apoio psicossocial aos clientes e famílias, a fim de contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar, apoiando a integração social e comunitária.

Mais informações em: www.fundacaoantonioaleixo.com/

Sobre a AIPAR:

A AIPAR, Associação de Proteção à Rapariga e à Família, é uma Associação sediada na cidade de Faro. Tem como missão “proteger e promover os direitos de jovens raparigas e apoiar e capacitar as famílias, respeitando as diferenças.” Com estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social desde 1988, os fins e atividades principais enquadram-se nas alíneas a) e b), do art 1.º – A, do Dec. Lei 172-A/2014, de 14 de Novembro e são a prestação de apoio no domínio da Infância e juventude, incluindo as crianças e jovens em perigo e apoio à comunidade.

Mais informações em: www.protecaoarapariga.pt/

Sobre o ALUT:

O ALUT – Algarviana Ultra Trail – é um evento desportivo pedestre, em natureza, desenvolvendo-se quase na sua totalidade na Via Algarviana. A sua 6ª edição, decorre entre os dias 30 de Novembro e 3 de Dezembro de 2023 com uma distância total de 308km. A prova terá início no dia 30 de Novembro, no cais de Alcoutim, às 14h30, tanto para os atletas a solo como por estafetas. O ALUT é organizado pela ATR – Associação Algarve Trail Running em parceria com a RTA – Região de Turismo do Algarve, com a ANA – Aeroportos de Portugal e com a parceria institucional da Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, entidade gestora da Via Algarviana, e de todos os municípios atravessados pelo percurso. Pode obter mais informações em www.alut.pt e acompanhar o evento em www.live.alut.pt.

Sobre o Ombria Algarve:

Com abertura da primeira fase prevista para a primavera de 2024, o Ombria Algarve é um novo empreendimento turístico e residencial sustentável, com 153 hectares de área total rodeado por uma paisagem serena e natural de colinas verdes, ribeiras e florestas de árvores exuberantes, localizado no Algarve, a 7km a norte de Loulé e a 20km das praias e do aeroporto de Faro.

O Ombria Algarve tem por objetivo ser pioneiro de uma nova geração de resorts de baixa densidade de construção, em que a sustentabilidade, a proteção do meio ambiente e o apoio ao património local são prioridades. O Ombria que está a ser construído respeitando os mais elevados padrões internacionais de design, serviço, qualidade e instalações disponíveis, inclui:

  • O complexo hoteleiro de 5 estrelas Viceroy at Ombria Algarve e Viceroy Residences at Ombria Algarve, incluindo spa, instalações de saúde e fitness, vários restaurantes e bares, centro de conferências e piscinas aquecidas;
  • Três fases de imobiliário diferentes com um total de cerca de 380 imóveis, incluindo moradias de luxo, vivendas, moradias geminadas e apartamentos com preços a partir de cerca de 650.000€.
  • Campo de golfe de 18 buracos, desenhado pelo arquiteto Jorge Santana da Silva, incluindo Clubhouse;
  • Instalações de lazer e entretenimento, como área de agricultura biológica, instalações de apicultura, observatório astronómico, clube de praia numa das praias próximas, percursos pela natureza para caminhadas e passeios de bicicleta e outras instalações desportivas.

Pode acompanhar a evolução da construção aqui: www.ombria.com/pt/evolucao-de-construcao-ombria-resort/

Sobre o Grupo Pontos:

O Pontos Group é uma empresa finlandesa familiar que investe em projetos imobiliários, empresas em crescimento e private equity, cuidadosamente selecionados, em diferentes setores na Finlândia, nos países bálticos e em Portugal. O seu objetivo principal é garantir um crescimento sustentável em todas as suas parcerias e investimentos. O portfólio imobiliário do Pontos Group abrange empresas como a LAK Real Estate, que desenvolve atualmente a área de Aviapolis, no aeroporto de Helsínquia e investimentos diretos como o shopping center Viru Keskus e o Sokos Hotel Viru, que oferecem acomodações versáteis, área de compras e serviços de entretenimento no centro de Tallinn. O Pontos Group é propriedade de Ilpo Kokkila (Chairman of the Board) e Timo Kokkila (CEO). Mais informações em: www.pontos.fi/.