Olhos de Água e Paderne – Três detidos por furto de alfarroba

O Comando Territorial de Faro, através do Posto Territorial de Olhos de Água e do Posto Territorial de Paderne, no dia 12 e 13 de agosto, deteve em flagrante três homens, com idades compreendidas entre os 19 e os 31 anos, por furto de alfarroba, nas localidades de Olhos de Água e Paderne.

Na primeira situação, em Olhos de Água, durante uma ação de patrulhamento no âmbito da Operação “Campo Seguro 2022”, os militares da Guarda verificaram um homem de 31 anos, num terreno agrícola, a proceder à apanha de alfarroba. No seguimento da ação foi verificado que o suspeito não tinha qualquer autorização por parte do proprietário do terreno para proceder à apanha, tendo sido detido em flagrante por furto de alfarroba.

No decurso da ação policial, apurou-se que o suspeito tinha na sua posse dois sacos, culminando na apreensão de 27 quilos de alfarroba. Os produtos apreendidos foram entregues ao seu legítimo proprietário.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Albufeira.

Na segunda situação, em Paderne, no seguimento de uma denúncia de furto de alfarroba, os militares da Guarda deslocaram-se rapidamente para o local, tendo surpreendido os dois suspeitos de 19 e 29 anos em flagrante. Na sequência da ação os suspeitos colocaram-se em fuga, tendo sido intercetados e detidos posteriormente. No decorrer da ação foram apreendidos 30 quilos de alfarroba, um toldo para apanha de alfarroba, 14 sacas de sarapilheira, dois baldes e um veículo.

Os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Albufeira.

A GNR tem reforçado o policiamento e a fiscalização relativamente à apanha e comércio da alfarroba durante este período na zona do Algarve, com o intuito de dissuadir e reprimir a prática do furto de alfarrobas. Também no âmbito da operação “Campo Seguro 2022” encontra-se desde o dia 4 de julho a levar a cabo ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto, junto de propriedades/explorações agrícolas, bem como de reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas.