Odslocal mobiliza o algarve para a sustentabilidade

ODSlocal envolve a sociedade civil da região Sul do país e apresenta 208projetos inovadores que concorrem aos Prémios de Sustentabilidade

A Plataforma ODSlocal conta com a participação dos municípios do Algarve para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este compromisso com a sustentabilidade é demonstrado atravésdos diversos projetos submetidos na plataforma, impulsionados por iniciativas da sociedade civil, incluindo instituições de solidariedade social (IPSS), organizações não governamentais (ONG), startups, escolas, associações e outras entidades.

Ao todo, o Algarve apresentou 208projetos distribuídos por várias dimensões da sustentabilidade e que estão situados em 15municípios. Este número reflete uma tendência de crescimento de projetos inovadores na região, observada nos anos anteriores e reforçada em 2025.

Destacam-se, entre os municípios com maior número de candidaturas, Loulé(106projetos), Faro(30) eLagos(26). Além disso, merecem destaque as iniciativas inovadoras sediadas em Aljezur (8) eVila Real de Santo António(8).

A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa pioneira ao nível mundial, que tem como objetivo ajudar os municípios portugueses a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Desde o seu lançamento, em 2020, já foram mobilizados 139municípios de todo o país e mapeados 1.961 projetos locais, desenvolvidos por vários tipos de entidades, e 5.509 boas práticas desenvolvidas pelas autarquias. Estes números evidenciam o forte compromisso dos municípios em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e ações diárias, para cumprir os 17 ODS e as 169 metas propostas pela ONU. Entre as ações destacam-se iniciativas de carácter ambiental, de transformação digital, medidas com impacto social e incentivos à educação para a reflorestação, entre outras.

Entre os vários projetos da Região do Algarve que foram registados no portal ODSlocalem 2025, a título exemplificativo,encontram-se:

Aljezur:

GAIA Rogil: Um espaço comunitário e ponto de distribuição alimentar integrado na rede Colmeia – Rede Alimentar Local, gerida pela Cooperativa Integral da Terra. Localizado no Rogil, tem como missão aproximar produtores e consumidores, promovendo o acesso a produtos frescos e locais, cultivados de forma sustentável. Para além da função de loja e food hub, o GAIA Rogil dinamiza iniciativas de educação alimentar, oficinas e eventos culturais, reforçando a coesão comunitária e valorizando a economia local. Ao apoiar diretamente produtores da região e facilitar o consumo consciente por parte das famílias, contribui para a regeneração dos ecossistemas, a redução da pegada ecológica e a construção de uma verdadeira economia social e solidária no território.

Faro:

Desafio da Água:Projeto educativo promovido pela Águas do Algarve para sensibilizar os jovens sobre a preservação deste recurso vital. Além das iniciativas dirigidas ao 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, o projeto alarga-se este ano ao ensino secundário. Entre as grandes novidades, destaca-se o desafio de jornalismo escolar – AQUA Jornalismo, que pretende reforçar a literacia mediática, incentivar a participação cívica e contribuir para o combate às fake news, especialmente nas redes sociais. Esta 3.ª edição do Desafio da Água traz também uma abordagem digital inovadora com a criação do Desafio “Save Water With Me”, com dicas práticas de poupança e reutilização de água.

Lagos:

Museu Efémero: O “Museu Efémero” contará com a participação de 17 artistas nacionais e internacionais.Com curadoria de Alex Côté e Paulina Almeida, esta exposição resulta de uma cooperação entre o Município de Lagos, o Idyle Arts – Conselho de Artes de Montréal (Canadá) e a associação Improvise and Organize, reafirmando o compromisso com a experimentação artística e a transversalidade das práticas culturais. Entre instalações, performances, pintura, escultura e novos media, esta exposição reúne obras que exploram a relação entre corpo e território, natureza e tecnologia, memória e utopia.

Loulé:

Kkids Cell Esparto&Lona:Um projeto piloto de economia circular e sustentabilidade, combinando design de moda, tecnologia e impacto social. O KIDD_CELL é um estúdio que se dedica à criação de modelos circulares, utilizando materiais reciclados, como lonas publicitárias, juntado a fibra natural que é o esparto, para desenvolver peças sustentáveis. Criado pelo designer Jorge Moita, em parceria com as artesãs da Casa do Esparto no interior do Algarve, o projeto Esparto&Lona,lançado em julho, proporciona uma experiência criativa e inclusiva, estando aberto à comunidade.

Vila Real de Santo António:

Vila Inclusiva-Merceariae Loja Social:A Mercearia Social e a Loja Social emergem num território em que existem situações de grande vulnerabilidade social, complementando os esforços que têm vindo a ser desenvolvidos pela Rede Social do concelho de Vila Real de Santo António no apoio a estas famílias. Com recurso a uma intervenção estruturada e multidimensional, garante uma resposta integrada, de proximidade, às diversas necessidades associadas às situações de vulnerabilidade social, assegurando o acesso a bens essenciais e a serviços básicos, numa perspetiva de “empowerment” pessoal.

São Brás de Alportel:

CAFÉ – Capacitar, Apoiar e Fomentar o Empreendedorismo:O projeto visa capacitar os atores para promover o empreendedorismo e a criação de emprego no território, através de ações de informação e sensibilização, capacitação, consultoria e mentoria, promoção e trabalho em rede e produção de conhecimento. Abrange 7 municípios, une tradição e inovação para fomentar negócios sustentáveis, criar emprego e criar valor, fortalecendo parcerias regionais e ampliando o impacto em todo o território.

O Prémio ODSlocal na categoria Projetos vai ser entregue no decorrer da Conferência ODSlocal 2025, no dia 21 de novembro, a partir das 14h00,no Pavilhão Municipal João Francisco Ribeiro Corrêa, no Cadaval, onde serão também apresentadas diversas iniciativas das autarquias e agentes da sociedade que se destacam pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável.