Nova edição do “cores e formas dos nossos artistas” celebra os 50 anos do 25 de abril

Os artistas do concelho de Albufeira têm novamente a oportunidade de participar no prestigiado concurso “Cores e Formas dos Nossos Artistas”. Organizado pelo Município de Albufeira, este evento bianual visa promover e valorizar os talentos locais nas áreas da Pintura, Desenho e Escultura. Este ano, a assinalar as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o certame é subordinado ao tema “Fala-me de ABRIL”, convidando os participantes a expressar artisticamente a memória da Revolução de 1974 e refletir sobre os valores democráticos, liberdade, igualdade e diversidade. As inscrições para o concurso estarão abertas na Galeria Municipal João Bailote, entre os dias 19 e 21 de junho.

A arte foi uma das formas encontradas pelo ser humano para expressar as suas emoções, a sua história e a sua cultura, difundindo os valores e os costumes da sociedade e contribuindo decisivamente para o seu desenvolvimento. Neste sentido, este ano o certame “Cores e Formas dos Nossos Artistas” adota o tema “Fala-me de ABRIL”, convidando os artistas a explorar a memória da Revolução de 1974 e a refletir sobre os valores democráticos, liberdade, igualdade e diversidade.

A participação está aberta a todos os artistas naturais ou residentes no concelho de Albufeira, nas modalidades de Pintura, Desenho ou Escultura. Cada participante poderá apresentar uma obra, que deverá ser entregue devidamente identificada na Galeria Municipal João Bailote, das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30 entre os dias 19 e 21 de junho.

Os interessados que pretendam participar deverão promover a sua inscrição, em Ficha de Inscrição facultada pela organização, a qual deverá ser acompanhada pelo Curriculum Vitae/Artístico, Fotografia da obra a cores, Sinopse descritiva da obra no contexto do tema proposto (até 150 caracteres) e Documento comprovativo do nascimento ou residência no concelho de Albufeira.

Os trabalhos selecionados pelo júri vão ser expostos na referida Galeria Municipal de 9 de agosto a 21 de setembro. As três melhores obras serão distinguidas com prémios monetários no valor de 750,00 Euros (1.º prémio), 500,00 Euros (2.º prémio) e 250,00 Euros (3.º prémio), podendo ainda o júri decidir-se pela atribuição de menções honrosas a participantes que apresentem projetos de elevada qualidade.

Na premiação, está prevista a atribuição de um Prémio de Participação, no valor unitário de €300,00, destinado às obras/autores selecionados no concurso. A par disso, é importante notar que todas as obras selecionadas se tornarão propriedade da Câmara Municipal de Albufeira.


Esta iniciativa, que se realiza desde 1997, é uma oportunidade única para os artistas locais verem o seu talento reconhecido e apreciado pelo público e especialistas das áreas a concurso.

Para mais informações consulte o regulamento ou contacte a Galeria Municipal João Bailote através do telefone 289599591.

Mais Artigos