Notícia atualizada – Capitão do porto de Portimão abre inquérito para investigar acidente mortal que vitima comandante de embarcação marítimo-turística, ao cair à água, em manobra de atracação na marina

Bruno Filipe ter-se-á desequilibrado, foi colhido pelo próprio barco e já estava cadáver, após ser retirado da água por outro tripulante e militares da Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana. Tinha 43 anos de idade. O funeral decorrerá, em Portimão, na próxima quinta-feira, dia 12 de Outubro de 2023, segundo a Associação Portinado, na qual foi guarda-redes de polo aquático.

José Manuel Oliveira

Um morto e 14 feridos. Foi este o resultado de um acidente ocorrido, na manhã de domingo, dia 08 de Outubro de 2023, junto a um cais na Marina de Portimão, após o comandante de uma embarcação marítimo-turística, alegadamente, se ter desequilibrado e caído para a água quando procedia à manobra de atracação.

De acordo com um comunicado do Gabinete de Imagem e Relações Públicas da Autoridade Marítima Nacional, a vítima mortal é um homem, de 43 anos de idade, comandante daquela embarcação, que “sofreu uma queda para a água durante a manobra de atracação, tendo a mesma acabado por ferir” e passado por cima do indivíduo.

Segundo comandante conseguiu parar o barco após o acidente

A embarcação marítimo-turística só foi parada, devido à intervenção do seu segundo comandante, contou, a jornalistas, o novo capitão do porto de Portimão, Luís Pousadas Godinho.

Já o comunicado da Autoridade Marítima Nacional refere que, na sequência do alerta através do número de emergência 112 e de militares da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da Guarda Nacional Republicana (GNR), que se encontravam no local (Marina de Portimão), “cerca das 11.30h. foram activados, de imediato, elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão e da Estação Salva-Vidas de Ferragudo”, [situada no vizinho concelho de Lagoa – n.d.r], do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), assim como operacionais dos “Bombeiros Voluntários de Portimão, da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).”

Houve 14 feridos considerados ligeiros – 11 foram assistidos pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação e três seguiram para o Hospital de Portimão

“À chegada ao local, constatou-se que os militares da UCC (Unidade de Controlo Costeiro) e um dos tripulantes da embarcação [o segundo comandante – n.d.r.] já tinham retirado o corpo da vítima da água, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico da VMER”, assinala o comunicado. “A bordo da embarcação seguia um total de 16 tripulantes, tendo resultado do acidente 14 feridos ligeiros, 11 dos quais foram assistidos pelo médico da VMER e três transportados para uma unidade hospitalar”, ou seja, para o Hospital do Barlavento, em Portimão.

“Não se trata de um acidente usual”

O corpo da vítima, recorde-se, de 43 anos e comandante da embarcação marítimo-turística, foi levado para o Gabinete Médico-Legal de Portimão, no Hospital do Barlavento, onde será autopsiado, tendo sido contactado o Ministério Público desta cidade por indicação do capitão do porto, Luís Pousadas Godinho, que já ordenou a abertura de um inquérito, a fim de apurar as causas que estiveram na origem do acidente. “Não se trata de um acidente usual”, admitiu aquele responsável. Também o Gabinete de Psicologia Marítima foi activado para prestar apoio aos familiares do falecido.

Semi-rígido com capacidade para duas dezenas de pessoas, tem oito metros de comprimento

A embarcação marítima-turística, ‘Arc Sea 1, com cerca de oito metros de comprimento, que opera na Marina de Portimão, é um semi-rígido e tem capacidade para duas dezenas de pessoas.

“Foi durante muitos anos guarda-redes da equipa de polo aquático da associação Portinado”

Entretanto, em comunicado, a Portinado – associação de natação de Portimão informa que a vítima mortal daquele acidente é Bruno Filipe, conhecido por Sabugo. “Foi durante muitos anos guarda-redes da equipa de polo aquático da Portinado”, lembra.

O velório de Bruno Filipe terá lugar no dia 12 de Outubro de 2023 (quinta-feira), a partir das 10.00 horas, na Igreja do Antigo Colégio da Companhia de Jesus, situada na Alameda Praça da República, em Portimão. As cerimónias fúnebres estão marcadas para as 15.00 horas, acrescenta a associação Portinado.

(em actualização)