No fim-de-semana de 25 e 26 de fevereiro, realiza-se no Pavilhão Desportivo de Albufeira a Taça de Portugal de Ginástica Acrobática

No fim-de-semana de 25 e 26 de fevereiro, realiza-se no Pavilhão Desportivo de Albufeira a Taça de Portugal de Ginástica Acrobática, uma organização da Federação Portuguesa de Ginástica de Portugal, com coorganização do Clube de Ginástica ACRO AL-BUHERA, o apoio do Município de Albufeira e do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude. Este é um momento importante para a projeção do Desporto que se pratica no concelho de Albufeira e dos atletas e dirigentes do ACRO Al-BUHERA, clube que tem somado vitórias em diversas competições nacionais, destaca o presidente da Câmara Municipal.

A disputar a Taça de Portugal de Ginástica Acrobática, no Pavilhão Municipal de Albufeira, vão estar 24 clubes de vários pontos do País, num total de 502 atletas em competição, a que se juntam 72 treinadores e 24 delegados.

No sábado (25), o início da competição está marcado para as 9h00, sendo que o final está previsto para as 21h00. Segue-se a cerimónia protocolar com a entrega de prémios. No segundo dia, domingo (26), o início das provas está agendado para a mesma hora, mas a competição termina mais cedo, por volta das 18h00, com o encerramento da Taça de Portugal de Ginástica Acrobática a ficar marcado pela entrega dos prémios e a subida ao pódio dos melhores atletas.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, aproveita para felicitar os organizadores do evento e desejar boa sorte aos atletas da casa, sublinhando que “é uma honra para o Município receber eventos desportivos deste nível competitivo, o que confirma que Albufeira tem todas as condições para ser Cidade Europeia do Desporto em 2026”. Por sua vez, Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara com o pelouro do Desporto e Juventude, destaca “o contributo do desporto para o desenvolvimento integral das crianças e jovens do concelho, quer a nível da formação quer a nível competitivo, sendo uma mais-valia para as atuais e as futuras gerações”.

O ACRO AL-BUHERA, Clube de Ginástica de Albufeira, nasceu a 4 de julho de 2017, conta com cerca de 200 atletas, distribuídos por seis classes, uma formativa, duas de iniciação, duas de competição e uma de ginástica adaptada. Refira-se que apesar de ser um clube muito jovem, o ACRO já conta com um palmarés invejável, de que destacamos o 1.º lugar em pares masculinos no Campeonato Nacional Base – Loures (28 e 29 de abril de 2018) arrecado por Tomás Alves/Martim Martins e o 4º lugar escalão seniores, grupos femininos do referido Campeonato por Tatiana Pereira/Bárbara Cabral/Matilde Mateus; o 3º lugar pares femininos na Taça de Portugal – Loures (23 e 24 fevereiro 2019) por Alicia Santos/Diana Teixeira, na mesma competição o 1º lugar em pares masculinos coube à dupla Rodrigo Grilo/Martim Martins. Na Taça de Portugal em 2019, em Juvenis houve, ainda, um 4º lugar em grupos femininos atribuído a Carolina Guerreiro/Catarina Alves/Emma Gomes, um 8º lugar em Juniores – grupos femininos para Carolina Mateus/Rita Guerreiro, sendo que na classificação por equipas o Clube ficou em 5º Lugar. No Campeonato Nacional da 1ª Divisão na Anadia (24 de julho de 2021), no escalão sénior 1ª Divisão em Grupos Femininos as atletas da ACRO AL-BUHERA ficaram em 9.º lugar com Catarina Alves/Alicia Santos/Maria Trigo. A 17 de julho de 2021, no Campeonato Nacional Base, no Escalão Juniores, Pares Mistos, o 1º lugar coube a Rodrigo Grilo/Gabriela Guerreiro e no escalão Iniciados, Grupos Femininos o 5.º lugar foi atribuído a Érica Almeida/Luísa Carvalhal/Joana Simões.